resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Análises e Previsões - Estudo analisa renda e trabalho nos últimos 50 anos

2011 . Ano 8 . Edição 67 - 20/09/2011

Estudo analisa renda e trabalho nos últimos 50 anos

O Ipea divulgou no início de agosto o Comunicado nº 104, Natureza e dinâmica das mudanças recentes na renda e na estrutura ocupacional brasileiras.

A análise cobre um período de cinquenta anos, abrangendo as transformações na estrutura social a partir dos anos 1960 até a atualidade.

O foco central do documento é a estrutura ocupacional e da renda nacional. A base de dados utilizada é uma série histórica de informações estatísticas geradas originalmente pelo IBGE (Censo Demográfico, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, Pesquisa de Orçamento Familiar e Contas Nacionais).

Em comparação com os anos 1960, o Brasil convive atualmente com uma experiência inédita de transformação de sua estrutura social. Durante a maior parte deste período, o dinamismo de uma sociedade que empreendia o esforço da industrialização era acompanhado pelo aumento das desigualdades. Os dados mostram que a última década representou uma ruptura com esse padrão, por meio da redução das desigualdades com a recuperação da participação dos salários na renda nacional.

DINÂMICA DAS MUDANÇAS O principal traço das mudanças sociais observadas até a década de 1980 foi o vigor da aceleração da produção industrial. Simultaneamente à expansão absoluta da produção secundária da economia (indústria e construção civil), assistiu-se à perda relativa de importância do produto do setor primário (agropecuária), sem que houvesse alteração significativa na participação do setor terciário da economia (serviços e comércio).

rd67sec10img01

Entre 1980 e 2008, o setor terciário cresceu seu peso relativo em 30,6%, respondendo atualmente por 2/3 de todo a produção nacional, enquanto os setores primários e secundários perderam 44,9% e 27,7%, respectivamente, de suas participações relativas no PIB.

A grande parte dos postos de trabalhos gerados na última década concentrou-se na base da pirâmide social, uma vez que 95% das vagas abertas tinham remuneração mensal de até 1,5 salários mínimos. O que significou o saldo líquido de 2 milhões de ocupações abertas ao ano, em média, para o segmento de trabalhadores que recebem salário de base.

Com isso, a parcela considerável da força de trabalho conseguiu superar a condição de pobreza. Contudo, não alcançaram a classe média. Esta se manteve estacionada na faixa de 1/3 dos brasileiros.

O estudo mostra que, pela primeira vez, o Brasil consegue combinar a maior ampliação da renda por habitante com a redução no grau de desigualdade na distribuição pessoal da renda do trabalho, aliada à redução do desemprego. As mudanças estão associadas às transformações na estrutura produtiva, com crescente impulso do setor terciário.

A íntegra do documento está em www.ipea.gov.br

rd67sec10img02

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334