resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Do mundo para o mundo - O Comitê do Patrimônio Mundial reúne-se em Brasília para decidir quais propriedades entrarão para a lista de patrimônios da Unesco

2010 . Ano 7 . Edição 62 - 23/07/2010 - Edição Especial

Do mundo para o mundo

Cora Dias - de Brasília

O Comitê do Patrimônio Mundial reúne-se em Brasília para decidir quais propriedades entrarão para a lista de patrimônios da Unesco. A candidatura de 32 novos locais será avaliada no evento

O Parque Nacional Tongario, na Nova Zelândia, a cidade histórica de Cairo, no Egito, a cidade colonial de Santo Domingo, na República Dominicana, o arquipélago Kvarken, que fica entre a Suécia e a Finlândia, a cidade Branca de Tel-Aviv, em Israel e o parque natural Yakushima, no Japão, pouco têm em comum. O que os une é o fato de estarem na lista do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas.

A avaliação da entrada de novos patrimônios na Lista do Patrimônio Mundial, que já conta com 890 locais de "valor universal excepcional" em todo o globo, é feita pelo Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura). O Comitê é formado por 21 representantes dos 187 Estados-parte que assinaram a Convenção para a proteção do patrimônio mundial, cultural e natural de 1972, com mandato de seis anos, e cuja presidência é ocupada hoje pelo ministro brasileiro da cultura, Juca Ferreira.

A reunião de 2010 do comitê será realizada no Brasil, na cidade de Brasília, entre os dias 25 de julho e três de agosto, chefiada pelo ministro Juca Ferreira, e deve contar também com a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e com a diretora-geral da Unesco, Irina Bokova.

Durante o evento serão analisadas as inscrições de 35 países, que apresentarão suas propriedades candidatas a Patrimônio Mundial, para a aprovação da Unesco. Três desses países - Kiribati, Ilhas Marshall e Tajiquistão - não possuem nenhuma propriedade inscrita na Lista do Patrimônio Mundial. São 32 novos sítios inscritos para análise do Comitê este ano: 24 de bens culturais, seis de naturais, e dois patrimônios considerados uma mistura das duas categorias, incluindo quatro nomeações transnacionais. O Brasil apresentará a candidatura da Praça São Francisco que está localizada no município de São Cristóvão, em Sergipe, cuja sede é a quarta cidade mais antiga do Brasil e a primeira capital do estado, sendo referência histórica que tem preservado a cultura, arquitetura e memória de um povo.

Também serão discutidas no evento propostas de nove extensões de patrimônios já existentes na lista da Unesco. A lista apresentada é considerada provisória pela Organização, já que os países podem retirar suas candidaturas até o início da reunião do Comitê do Patrimônio Mundial.

HISTÓRIA Com o objetivo de preservar e conservar patrimônios naturais e culturais, cuja importância extrapola as nações nas quais estes patrimônios estão localizados, foi criada em 1972, em Paris, a Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial. Na ocasião também foi estabelecida a Lista do Patrimônio Mundial, que inclui todos os bens culturais e naturais que são considerados pela Unesco como patrimônios da humanidade.

De acordo com a convenção, o patrimônio cultural pode estar nas seguintes categorias: monumentos, conjuntos de construções e locais de interesse, todos ligados à atividade humana. Já o patrimônio natural é constituído por formações físicas e biológicas, ou por grupos de tais formações, com valor universal excepcional do ponto de vista estético e científico.

Hoje a Unesco possui 890 patrimônios mundiais em sua lista - 689 culturais, 176 naturais e 25 considerados um mistura das duas categorias - de 148 Estados-parte da Organização. Anualmente, o Comitê do Patrimônio Mundial, formado por representantes de 21 Estados-parte, reúne-se para decidir quais novos sítios, como são chamados os locais a serem declarados patrimônios da humanidade, entrarão para a lista da Unesco e o estado de conservação da Lista dos Patrimônios Mundiais considerados em perigo pela Organização.

Na reunião em Brasília o Comitê também deve reavaliar o estado de 31 propriedades que estão na lista dos patrimônios em perigo, e deve ainda adicionar sítios cuja preservação exija atenção especial. Essa lista, temida por Estados-parte, inclui sítios com diversos problemas como poluição, turismo mal gerenciado, guerra e desastres naturais, situações que têm impacto negativo nos pontos e valores pelos quais esses patrimônios entraram para a lista da Unesco. Países em guerra, como o Afeganistão e a República Democrática do Congo, estão com os seus patrimônios em perigo, assim como a cidade de Jerusalém. O Comitê do Patrimônio Mundial supervisiona a distribuição de mais de US$ 4 milhões do Fundo do Patrimônio Mundial, criado, entre outros propósitos, para ações de emergência, treinamentos de especialistas, e para encorajar cooperação técnica na manutenção e preservação dos patrimônios.

A Convenção busca encorajar a cooperação internacional para criar salvaguardas dos patrimônios da humanidade. Com 187 Estados-parte, a Convenção é um dos instrumentos legais com maior ratificação internacional. Cada parte compromete-se a identificar sítios com potencial de inscrição na Lista, bem como a preservar os Patrimônios Mundiais, da mesma forma que preserva as propriedades nacionais e regionais. No Brasil, os órgãos responsáveis por fazer essa avaliação são o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), para bens culturais, e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), para os sítios naturais.

Com o objetivo de destacar a riqueza cultural e a beleza natural do Brasil, que refletem a grande diversidade do país, a Desafios do Desenvolvimento traz nesta edição especial todas as matérias dedicadas ao tema dos patrimônios brasileiros, publicadas entre maio de 2009 e maio de 2010, comemorando um ano da Seção Retratos. São tradições, monumentos e belezas naturais tão diferentes entre si, mas que, ao mesmo tempo, contam um pouco do significado do que é ser brasileiro.

Bens culturais propostos para inscrição na Lista do Patrimônio Mundial:
__________________________________________________________

■ Sistema de gestão hídrica do Alto Harz (extensão do sítio das Minas de Rammelsberg e cidade histórica e Goslar) (Alemanha).
■ Distrito de At-Turaif em ad-Dir?iyah (Arábia Saudita).
■ Locais de degredo (Austrália).
■ Extensão do sítio do Centro Histórico da cidade de Graz: Centro Histórico da cidade de Graz e Palácio Eggenberg (Áustria).
■ O Canal Augustow, obra do homem e da natureza (Bielorrússia/Polônia).
■ Principais locais de mineração na Valônia (Bélgica).
■ Praça de São Francisco em São Cristóvão (Brasil).
■ Monumentos históricos de Dengfeng "no centro do céu e da terra" (China).
■ Zona de arte rupestre de Siega Verde: extensão dos Sítios de Arte
Rupestre Pré-histórica do Vale do Côa (Portugal/Espanha).
■ Mount Vernon (EUA).
■ Cidade Mineira de Røros e a Circunferência - Extensão do sítio da Cidade Mineira de Røros (Noruega).
■ Paisagem Cultural de Konso (Etiópia).
■ Área de canais concêntricos do século XVII no Singelgracht em Amsterdam (Holanda).
■ Ferrovia Jantar Mantar de Jaipur - extensão do sítio "Ferrovias de
Montanha da Índia" (Índia).
■ Conjunto Sheikh Safi al-din Khānegāh e Templo em Ardabil (Irã)
■ Complexo do Bazar Histórico de Tabriz (Irã).
■ Caminho Real de Tierra Adentro (México).
■ Atol de Bikini, local de testes nucleares (Ilhas Marshall).
■ Portão dos Três Arcos de Dan (Israel).
■ Forte de Jesus em Mombaça (Quênia).
■ Binômio do Mercúrio e da Prata: Almadén e Idrija com San Luis do Potosí (Espanha/Eslovênia/México).
■ Catedral da cidade de Albi (França).
■ Paisagem-laboratório de Darwin (Reino Unido).
■ Aldeias históricas da Coreia: Hahoe e Yangdong (República da Coreia).
■ Área de Conservação de Ngorongoro (Tanzânia).
■ Igreja da Ressurreição do Mosteiro de Suceviţa - extensão do sítio "Igrejas da Moldávia", (Romênia).
■ Sarazm (Tajiquistão).
■ Setor central da cidade imperial de Thang Long-Hanoi (Vietnã).
■ Kiev : Catedral de Santa Sofia, conjunto de edifícios monásticos, igrejas
de São Cirilo e Santo André e Laura de Kievo-Petchersk (Extensão do sítio - Catedral de Santa Sofia, conjunto de edifícios monásticos e Laura de Kievo-Petchersk) (Ucrânia).
■ Cavernas pré-históricas de Yagul e Mitla no Vale Central de Oaxaca
(México).



Bens naturais propostos para inscrição na Lista do Patrimônio Mundial:
__________________________________________________________

■ Extensão do Parque Nacional de Pirin (Bulgária).
■ Relevo de Danxia (China).
■ Sítios de icnofósseis de dinossauros da Península Ibérica (Espanha/ Portugal).
■ Plateau de Putorana (Federação Russa).
■ Picos, crateras e paredões da Ilha de Reunião (França).
■ Extensão do sítio suíço do Monte San Giorgio (Itália).
■ Área Protegida das Ilhas Phoenix (Kiribati).
■ Parque Nacional Tajik, Cordilheira Pamir (Tajiquistão).

Bens mistos propostos para inscrição na Lista do Patrimônio Mundial:
__________________________________________________________

■ Monumento Nacional Marinho de Papahanaumokuakea, no Havaí (Estados Unidos).
■ Planalto Central do Sri Lanka: patrimônio natural e cultural (Sri Lanka).

 

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334