resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Perfil - Lélia Gonzalez

2009 . Ano 6 . Edição 51 - 07/06/2009

Antropóloga, ativista, mulher

Por Mário Theodoro, de Brasília



Autora de artigos, ensaios e livros sobre a temática racial, a antropóloga mineira e militante de movimentos negros nos anos 1970, Lélia Gonzalez (1935-1994) foi também um expoente no combate ao preconceito contra a mulhero.
Um dos expoentes do movimento negro brasileiro ainda não teve o merecido reconhecimento por parte do restante do País. Lélia Gonzalez (1935-1994) foi seguramente uma das principais vozes a se levantar no âmbito da discussão sobre a questão racial, denunciando, com rara perspicácia e objetividade, a situação da população negra no Brasil.

Nascida em Minas Gerais, foi no Rio de Janeiro onde viveu a maior parte de sua vida. Antropóloga, ao longo de três décadas exerceu o magistério, passando pelas principais universidades do Rio de Janeiro, como a Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a Escola de Artes Visuais. Autora de vários artigos e ensaios sobre a temática racial, além dos livros Festas Populares no Brasil (Rio, Índex) e Lugar de Negro, este em co-autoria com Carlos Hasenbalg (Rio, Marco Zero).

Sua obra acadêmica e seu trabalho como militante contribuíram para impulsionar não apenas o debate sobre a problemática racial no Brasil, mas também os seus desdobramentos a partir, basicamente, de dois temas correlatos: o tema da ideologia do branqueamento e seus efeitos e o da dupla exposição da mulher negra, discriminada pelo racismo e pelo sexismo. Lélia explicita em seus escritos questões candentes até então não problematizadas. A percepção da particularidade que perpassa a vida da mulher negra é apresentada em sua obra como um novo filão a ser explorado.

Luiza Bairros, grande liderança do Movimento Negro e atualmente secretária de Promoção da Igualdade Racial da prefeitura de Salvador, em brilhante artigo sobre Lélia escreveu o seguinte:

"Quando a maioria das militantes do MNU ainda não tinha uma elaboração mais aprofundada sobre a mulher negra, era Lélia que servia como nossa porta-voz contra o sexismo que ameaçava subordinar a participação de mulheres no interior do MNU, e o racismo que impedia nossa inserção plena no movimento de mulheres. Mas através de muitas e longas conversas e dos textos dela, aprendemos como incorporar um certo modo de ser feminista às nossas vidas e à nossa militância, articulamos nossos próprios interesses e criamos condições para valorizar a ação política das mulheres negras."

Lélia fez parte do grupo de fundadores do Movimento Negro Unificado - MNU, principal canal de ressurgimento da luta pela igualdade racial, nos anos 70. Incansável na luta contra o racismo e a discriminação racial, foi também uma militante da causa feminina, particularmente da mulher negra. A luta contra as desigualdades que afligiam notadamente as mulheres negras trouxe à tona uma nova faceta da problemática racial que ela conseguiu destacar em seus trabalhos acadêmicos e também na sua atuação política. Sua importância para o movimento negro brasileiro tem sido comparada à de Ângela Davis, grande ícone do movimento negro americano.

A obra de Lélia, seus escritos e suas ideias, formou gerações de militantes. Atualmente, as mulheres negras se destacam como pontas-de-lança do Movimento Negro. Com invejável organização, perseverança e, sobretudo, a certeza de estarem travando o bom combate. Lélia é e seguirá sendo o grande exemplo que inspira o trabalho dessa geração de guerreiras, que marca e demarca a trajetória da luta contra o racismo e o sexismo no Brasil. O movimento negro e o Brasil muito devem a Lélia Gonzalez.

Informações gerais sobre a obra de Lélia Gonzalez, sua participação em congressos, seminários, conferências, cursos - em nível nacional e internacional podem ser encontradas no sítio: www.leliagonzalez.org.br.
 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334