resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
História - Bretton Woods

2009 . Ano 6 . Edição 50 - 21/05/2009

Quarenta e quatro paises, inclusive o Brasil, participaram da reunião em New Hampshire (EUA): o mundo vivia a ressaca da crise de 1929,seguida da Segunda Guerra Mundial

Por Pedro Henrique Barreto, de Brasília

Recessão, escassez de crédito, produção em queda, reservas em risco em todo o mundo. Os sons disparados pelo alarme financeiro global nesse início de ano não são inéditos. A experiência anterior, a Grande Depressão de 1929, levou as principais potências a sentarem à mesa e rediscutirem a arquitetura financeira mundial. O encontro de Bretton Woods foi um marco que redesenhou o funcionamento do capitalismo. Hoje, mais uma vez, as principais nações se encontram para tentar ajustar os ventos da economia global. Conseguirá o G-20 desligar o alarme e trazer de volta o equilíbrio?

Em julho de 1944, o sistema financeiro internacional estava despedaçado. As maiores potências do mundo ainda estavam em guerra, mais preocupadas com avanços bélicos que econômicos. A Grande Depressão de 1929 resultou em diminuição drástica de produção, comércio e emprego e lançou toda a sorte de protecionismos: barreiras comerciais, controle de capitais, medidas de compensação cambial. A política que ficou conhecida como "beggar-thy-neighbor" (empobreça seu vizinho), disseminada nos anos 1930 e que primava pelo aumento de tarifas para reduzir déficits na balança de pagamento, era a cartilha dos governos.

Foi nessa atmosfera que 730 delegados de 44 países, o Brasil entre eles, encontraram-se na cidade de Bretton Woods, estado de New Hampshire, nos Estados Unidos, para a Conferência Monetária e Financeira das Nações Unidas. O objetivo era urgente: reconstruir o capitalismo mundial, a partir de um sistema de regras que regulasse a política econômica internacional.

ESTABILIDADE O primeiro passo era garantir a estabilidade monetária das nações. O acordo de Bretton Woods definiu que cada país seria obrigado a manter a taxa de câmbio de sua moeda "congelada" ao dólar, com margem de manobra de cerca de 1%. A moeda norte-americana, por sua vez, estaria ligada ao valor do ouro em uma base fixa.

Além disso, foram criadas instituições multilaterais encarregadas de acompanhar esse novo sistema financeiro e garantir liquidez na economia: o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI). "A tendência à concordância em Bretton Woods era muito forte, devido à magnitude das ameaças. Esse filme de cada um por si ninguém queria ver de novo", explica Renato Baumann, diretor do escritório da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), que faz parte da Organização das Nações Unidas (ONU), outra instituição que nasceu após Bretton Woods.

Esse sistema liberal, que primava pelo mercado e pelo livre fluxo de comércio e capitais, foi a base para o maior ciclo de crescimento da história do capitalismo. Com sua moeda regendo o mundo e supremacia nos setores industrial, tecnológico e militar, um país foi o grande vencedor: os Estados Unidos.

De 1944 para cá, muita coisa mudou. A hegemonia erguida e mantida pelos Estados Unidos a partir de Bretton Woods já não é a mais a mesma. A União Européia se fortaleceu e países antes nomeados como "emergentes", como Brasil, China e Índia, aceleraram seu ritmo de crescimento e adquiriram importância incontestável nas decisões que trilham a economia mundial.

É com esse novo arranjo geopolítico que o mundo começa a fazer frente a mais grave crise econômica desde a Grande Depressão. No início de abril, líderes dos 20 países mais desenvolvidos (G-20), que respondem por 90% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, se reuniram para coordenar uma reação conjunta à recessão. São eles: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Coréia do Sul, China, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia e União Européia.

OPINIÕES DIVIDIDAS Os anúncios feitos em Londres, Inglaterra, sede do encontro, de injetar U$1,1 trilhão de dólares no FMI, fiscalizar com maior rigidez o mercado financeiro e nem se aproximar do termo "protecionismo", dividiram opiniões. O G-20 está no caminho certo para chegar a uma engenharia eficaz como a de Bretton Woods para salvar o capitalismo com rapidez e, principalmente, evitar que os países mais pobres do globo paguem a conta?

Para Simão Davi Silber, professor-doutor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP), sim. "A própria reunião do G-20 é um reconhecimento de que não são sete ou oito países que vão trazer soluções", afirma. "Grupos técnicos têm estudado medidas para frear a recessão, o encontro de Londres significa um grande avanço". Ele lembra que uma das novidades de Bretton Woods é hoje um dos pilares para se enfrentar a crise: o socorro de instituições multilaterais.

Renato Baumann também aposta no significado diplomático da cúpula do G-20 para que o pós-crise se traduza em um equilíbrio definitivo de forças. "A discussão de Bretton Woods aconteceu mesmo entre as grandes potências, três ou quatro países. Hoje, o próprio governo americano fala em saídas negociadas entre todos. Países em desenvolvimento têm voz significativa na coordenação financeira mundial, daí o otimismo para as conseqüências desse novo quadro geopolítico". Um novo encontro do G-20, ainda sem data definida, deve acontecer nesse ano.

O fim do dólar? - Um dos pilares de Bretton Woods, a conversibilidade dólar-ouro foi posta abaixo pelo presidente norteamericano Richard Nixon, em 1971, diante da grande demanda mundial por ouro. Na medida que o capitalismo se desenvolvia, a moeda dos Estados Unidos tornou-se o dinheiro hegemônico nas reservas mundiais e a referência de todo o sistema financeiro mundial.

Hoje, com os efeitos da crise exigindo idéias e soluções, volta à tona um tema polêmico, defendido recentemente, inclusive, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva: pode alguma moeda substituir o dólar como padrão internacional? Na opinião de Renato Baumann, essa é uma perspectiva distante. "Não vejo possibilidades dessa mudança. Há que se ter confiança no emissor, toda a fortaleza do dólar não se altera da noite pro dia. O ideal seria termos uma moeda mundial, mas não estamos nem perto disso".

Simão Davi Silber concorda. "Essa é uma mudança que levaria décadas. É a grande moeda do mundo, não há medidas que alterem esse status. Porém, cerca de um quarto das operações financeiras mundiais já são em euro. Se somarmos ao yuan, à libra, ao franco, já temos um grande montante, que sinaliza que a influência do dólar já não é a mesma de tempos atrás".

O intelectual Franklin Leon Peres Serrano, doutor em Economia pela University of Cambridge (Inglaterra), explica o que a mudança significaria para as economias em desenvolvimento: ganho de competitividade. "Os Estados Unidos perdem competitividade quando o dólar se valoriza, mas não têm restrição externa e podem deixar seu déficit em conta corrente crescer. Como o dólar é o meio de pagamento internacional e a unidade de conta nos contratos e nos preços dos mercados internacionais, acaba por se tornar também a principal reserva de valor".

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334