resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Análises e Previsões: O campo em perspectiva

2010 . Ano 7 . Edição 60 - 28/05/2010

O campo em perspectiva

O setor agropecuário é responsável por cerca de um quarto do Produto Interno Bruto brasileiro, e apresenta grande potencial de crescimento nos próximos anos. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada enfocou o setor ao analisar as informações fornecidas pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de (PNAD), realizada em 2008. Por trabalhar com grupos amostrais das áreas urbanas e rurais, a PNAD permite estabelecer comparações entre as realidades sociais do campo e da cidade.

Pela análise destes dados é possível verificar que os domicílios rurais abrigam pouco mais de 16% do total de habitantes no país. Essa proporção é maior nas regiões Nordeste e Norte, com 27,6% e 22%, respectivamente, sendo o Sudeste a região mais urbanizada, com apenas 8% de sua população residindo na zona rural.

Entretanto, a PNAD mostra que o Sudeste possui a segunda maior concentração de população rural, representando 20,5% do total da população rural brasileira, perdendo neste quesito somente para o Nordeste, que concentra 48% deste segmento.

 indicadores60_01

indicadores60_02

indicadores60_03

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334