resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Análises e Previsões: A demanda e a oferta do capital natural renovável

2009 . Ano 6 . Edição 50 - 21/05/2009

Pegada Ecológica: A demanda e a oferta do capital natural renovável

A Pegada Ecológica é uma ferramenta de monitoramento ecológico que avalia a demanda e a oferta de capital natural renovável. O lado da demanda é definido como o uso humano da capacidade regenerativa anual da Biosfera (Pegada Ecológica). Isto é expresso em hectares de áreas biologicamente produtivas de terra e mar (denominados hectares globais) que são necessários para renovar os recursos naturais e absorver a produção de resíduos de uma população definida, num determinado ano. As contas da Pegada Ecológica e da Biocapacidade incluem seis grandes categorias de áreas bioprodutivas utilizadas para sustentar as economias humanas: terras agrícolas, terras de pasto, florestas, áreas de pesca, áreas de consumo de carbono e solo construído.

A ferramenta avalia o consumo de recursos e produção de resíduos, final/aparente, (consumo = produção + importações - exportações) e então atribui a responsabilidade pelo uso dos recursos e geração de resíduos A seguir uma breve explicação sobre os gráficos: Mapas Mundiais Credor/Devedor (1961 e 2005) "Os países devedores possuem uma pegada ecológica superior à sua própria biocapacidade. Os países credores possuem uma pegada ecológica inferior a sua própria biocapacidade. O numero de países devedores aumentou desde 1961" aos consumidores finais, independente de onde os produtos consumidos são produzidos.

O lado da oferta é representado pela biocapacidade, que é definida como a taxa de oferta de recursos e disposição de resíduos que pode ser tolerada num determinado território ou em escala global.

A Pegada Ecológica de uma população pode então ser comparada à biocapacidade que está disponível para sustentar aquela população, da mesma forma que, em termos financeiros, o gasto é comparado à renda.

Os países com reserva ecológica (biocapacidade superior à Pegada Ecológica) podem utilizar sua biocapacidade disponível para satisfazer seu próprio consumo, ou exportar recursos ecológicos para outras nações. O déficit ecológico (Pegada Ecológica superior à biocapacidade), por outro lado, indica que o país dependerá da biocapacidade de além fronteira ou reduzirá o seu próprio capital natural.

 indicadores50_01

indicadores50_02

indicadores50_03

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334