resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Análises e Previsões: Quarto trimestre inverte tendência do emprego

2009 . Ano 6 . Edição 49 - 06/04/2009

Trabalho: Quarto trimestre inverte tendência do emprego

Mesmo com o fechamento de postos de trabalhos em novembro e dezembro, 2008 ainda foi um ano bom para o emprego. A taxa média de desemprego ficou em 6,8% no ano, o menor patamar desde a implantação da metodologia atual da Pesquisa Mensal de Emprego, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e 1,4 ponto percentual abaixo da média de 2007. O Boletim de Mercado de Trabalho, divulgado pelo Ipea em fevereiro, destaca que a taxa de desemprego aberto, pela Pesquisa de Emprego e Desemprego, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), tambémfoi o menor dos últimos anos -9,6% na média. A queda do desemprego, pela pesquisa do IBGE, foi maior na faixa de 15 a 24 anos.

Entretanto, o Boletim pondera que a taxa de desemprego no ano passado caiu num ritmo menos acentuado do que nos anos anteriores, principalmente a partir do segundo semestre. Os indicadores de nível de atividade mostram que os resultados do quarto trimestre de 2008 diferem do restante do ano. Até o terceiro trimestre, os indicadores do Produto Interno Bruto (PIB), de produção industrial, de vendas no varejo e de exportações registraram aumentos expressivos em relação a 2007. A tendência se inverteu no último trimestre de 2008 em consequência da crise mundial, que continua prejudicando o mercado de trabalho e a economia neste início de ano.

O impacto foi sentido primeiro na indústria e no setor financeiro, enquanto o setor de serviços e o comércio mantiveram-se aquecidos até o final de 2008, pelos dados do IBGE. Já o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados registrou em dezembro queda geral de emprego em todos os setores. O documento do Ipea chama a atenção para a maior queda no emprego no setor informal, que fechou o ano com 1,4% menos postos de trabalho. O mercado informal foi o primeiro a registrar mudança de tendência, depois de grande período de expansão.

 indicadores49_01

indicadores49_02

indicadores49_03

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334