resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Análises e Previsões: Inflação ficará sob controle

2009 . Ano 6 . Edição 47 - 19/02/2009

Nível de atividade: Inflação ficará sob controle

A Carta de Conjuntura de dezembro, elaborada pela Diretoria de Estudos Sociais (Dimac) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), aponta que a inflação brasileira em 2009 estará sob controle devido aos impactos da crise mundial. "A incerteza quanto ao tamanho e ao tempo de duração da crise, aliada a uma retração do crédito no mercado doméstico, também deve gerar uma desaceleração da demanda interna, contribuindo para manter a inflação em 2009 sob controle", prevê o documento.

"Hoje a inflação já não é preocupação principal", disse Marcelo Nonnenberg, coordenador do Grupo de Análise e Projeções (GAP) da Dimac. A queda nos preços das commodities no mercado internacional refletiram, em dezembro, no recuo dos preços no mercado nacional acima do efeito da desvalorização cambial. Esse efeito deve continuar em 2009, devido à queda da atividade econômica. Os preços das matérias- primas, que contribuíram para aumentar a inflação em 2007 e 2008, também devem cair neste ano.

Para 2009, segundo o GAP, a perspectiva é de desaceleração da inflação. "Queda da demanda interna e continuidade de queda dos preços importados, principalmente combustíveis", destacou o coordenador. Ele apontou que o preço do petróleo pago pelo Brasil já caiu 11% desde o início da crise e deve cair mais.

No terceiro trimestre do ano passado, a demanda interna continuou crescendo acima do PIB, completando 14 trimestres de alta. Com a crise internacional, deve haver reversão nesse cenário, com impacto negativo sobre a atividade da economia. Nonnenberg explicou que, em dezembro, os dados já mostravam sinais de desaquecimento da economia, o que deve ser notado mais fortemente neste início de ano. "Estamos sentindo claramente os efeitos da crise", afirmou.

 indicadores47_01

indicadores47_02

indicadores47_03

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334