resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Educação - O ABC do Brasil

2005. Ano 2 . Edição 15 - 1/10/2005

Andréa Wolffenbüttel

No mês passado, o Instituto Paulo Montenegro divulgou a terceira apuração do Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (Inaf), abrangendo quatro anos. É possível perceber que a inclusão escolar de crianças durante a década de 90 trouxe frutos, porém tímidos. O percentual de analfabetos na população caiu de 9% para 7%. Já o nível de alfabetizados plenos, aqueles que conseguem ler e entender textos longos e complexos, permaneceu estagnado, demonstrando que apenas 74% dos brasileiros têm intimidade com a palavra escrita. O grupo que cresceu no período pesquisado foi o dos alfabetizados em nível básico, que são os que conseguem ler textos curtos, localizando informações explícitas. A íntegra da pesquisa pode ser obtida no endereço www.ipm.org.br.

graf03t

graf04t

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334