resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Edição 58 - Seção de Ciência e Inovação - Informática

2010 . Ano 7 . Edição 58 - 26/02/2010

Informática
Uma coordenação para o setor público

O Ministério do Planejamento criou a Comissão de Coordenação do Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática (SISP) com o objetivo de melhorar a qualificação da tecnologia da informação no governo. A comissão, formada pelos responsáveis pelas diversas áreas de informática do Poder Executivo, vai fazer avaliações periódicas e propor políticas, diretrizes, normas e desenvolvimento de tecnologias para o setor público. Terá como função também estimular a articulação e cooperação entre os órgãos públicos.


Software
Nova plataforma para pesquisa

O Sistema Nacional de Informações sobre Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos (Sisnep) será substituído pela Plataforma Brasil, mais ágil para integração entre as instituições envolvidas com essas pesquisas. O grande diferencial da Plataforma Brasil, na avaliação do Conselho Nacional de Saúde, é a agilidade no compartilhamento de dados das pesquisas existentes no Brasil, em diferentes estágios. "Era essencial que tivéssemos um sistema moderno e atualizado diante da crescente complexidade da pesquisa clínica no País", afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Reinaldo Guimarães. Para o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Antônio Alves de Souza, a nova plataforma é um importante instrumento de controle social. "Nós estamos cumprindo nossa tarefa que é apoiar o controle social", afirmou.


Tecnologia
Do laboratório para a indústria

O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) do Ministério da Ciência e Tecnologia vai fazer sua primeira transferência de tecnologia ao setor privado: firmou contrato com a empresa Adest para a nacionalização da tecnologia de soldagem na produção da tela premium, um equipamento utilizado pela indústria petrolífera para extrair petróleo do fundo do mar. "A grande dificuldade para produzir a tela premium reside no sofisticado processo de soldagem envolvido na fabricação. Desenvolvemos um material por um processo chamado de soldagem por difusão, em meio a vácuo, em que átomos de um material migram para outro e vice-versa, num trabalho feito em altas temperaturas", explica Osmar Bagnato, coordenador do Grupo de Materiais do LNLS.

A nova tecnologia de soldagem une telas metálicas que formam o filtro da tela premium. Se aprovada a produção industrial, a empresa brasileira poderá se tornar fornecedora do produto para o setor petrolífero nacional, pagando royalties ao LNLS por cinco anos. Testes de corrosão, resistência mecânica e análise microestrutural foram feitos no LNLS para qualificar amostras e protótipos. Todos foram positivos. Para que o material possa ser comercializado, novos testes serão realizados, primeiro em poços terrestres e depois em alto mar.


Tecnologia 2
Projetos com impacto no setor produtivo

"A dificuldade maior na relação academia-indústria, mais do que gerar patentes, é realizar ações que realmente tenham impacto direto no setor produtivo", comenta Antonio José Roque da Silva, diretor do LNLS. "Gerar patente é um passo importante, mas se não houver uma estratégia que a transforme em riquezas para o País, o esforço pode ser em vão. Acredito que o contrato entre o LNLS e a Adest é interessante principalmente porque é um caso concreto no qual o desenvolvimento de uma tecnologia consegue motivar a abertura de empresas, gerar empregos e trazer boas perspectivas de negócios para o Brasil", acrescenta. A Adest foi criada para desenvolver o projeto.


Finep
Subvenção a empresas regionais

Com o objetivo de estimular a permanência de pesquisadores mestres e doutores nas empresas, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) vai investir R$ 30 milhões em projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação a serem desenvolvidos pelas empresas. A iniciativa insere-se no Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional e nas prioridades da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP). Para ter acesso aos recursos, o projeto deve prever o desenvolvimento tecnológico de produtos ou processos, visando o aumento da competitividade das empresas por meio da inovação, adensamento tecnológico e dinamização das cadeias produtivas.


Regulação
Uma agência para a energia nuclear

A comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen/MCT) propôs à Casa Civil um modelo para a criação da Agência Reguladora Nuclear Brasileira (ARNB). O objetivo é dar mais transparência e aumentar a fiscalização no setor, que está sendo ampliado com o Programa Nuclear Brasileiro. Hoje, a Diretoria de Radioproteção e Segurança da Cnen é que estabelece as normas de segurança, fiscaliza e concede licenças de funcionamento às instalações médicas e industriais que trabalham com materiais radioativos. De acordo com o presidente da Cnen, Odair Gonçalves, a ARNB deve assumir a responsabilidade dessa diretoria e ganhar outras atribuições. "A Agência Reguladora ganha toda uma estrutura de penalização. Coisa que a legislação não estabelece até agora. Temos que ter um formato que deve aplicar multas crescentes, variando com a gravidade dos erros", disse.

A Cnen fiscaliza e controla cerca de 20 mil fontes de radioatividade. O Brasil é um dos três países - os outros são Estados Unidos e Rússia - que têm urânio e tecnologia para enriquecê-lo. O setor de energia nuclear deve ter mais nove usinas até 2030, além de Angra 1 e 2.

O secretário-executivo do MCT, Luis Antonio Elias, afirma que os novos temas são essenciais para o fortalecimento da Política Nacional de Ciência e Tecnologia. O CCT propõe também a criação de uma agência reguladora para o setor de energia nuclear.

Sustentabilidade
Computadores verdes no setor público

O Ministério do Planejamento colocou em consulta pública no site www.governoeletronico.gov.br as especificações para a aquisição de computadores verdes, como são chamadas as máquinas que consomem menos energia elétrica e também não possuem produtos tóxicos em sua composição. Depois da consulta pública, as especificações serão transformadas em normas orientadoras dos órgãos públicos.

"O Estado brasileiro tem que dar o exemplo e fazer aquisições mais sustentáveis e que comprometam menos o meio ambiente", comenta o secretário de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), Rogério Santanna. O uso dos computadores verdes pode reduzir entre 20% e 30% os gastos com energia em relação ao consumo dos modelos usados pelo setor público. "Atualmente grande parte do consumo de energia elétrica dos escritórios é gerado por computadores", acrescenta.


Medicamentos
Parceria com Cuba e Argentina

O governo cubano, por meio da empresa Heber Biotec, e o laboratório farmacêutico brasileiro EMS vão trabalhar juntos no desenvolvimento de novos produtos na área de saúde. O acordo, intermediado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), prevê a formação de uma empresa, com sede no Brasil. É o segundo acordo entre os dois países para a produção de remédios. Em novembro, foi assinado outro, também com a EMS, para produzir no Brasil o medicamento Salbutamol, utilizado no combate à asma. Pelo acordo, a Heber Biotec fornecerá produtos, tecnologia e patentes desenvolvidos pelo Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia de Cuba, enquanto a EMS agregará sua tecnologia de produção, de infraestrutura, logística e distribuição global de medicamentos.

Já a Argentina terá acesso à tecnologia brasileira para produção de vacinas contra a febre amarela. A parceria, firmada entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Ministério da Saúde da Argentina, permitirá ao país vizinho fabricar sua própria vacina. Atualmente, a Argentina compra vacinas contra a febre amarela do Brasil. "Com a transferência, a Argentina passará a ser terceira produtora mundial dessa vacina estratégica, ao lado do Brasil e da França", destaca o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. O Brasil exporta vacinas para cerca de 50 países.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334