resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Edição 50 -Seção de Ciência e Inovação - Energia

2009 . Ano 6 . Edição 50 - 21/05/2009

Energia
Economia sem risco de choque

O novo padrão de tomadas elétricas adotado pelo Brasil oferece ao consumidor mais segurança contra choques elétricos e economia de energia. O modelo começou a ser fabricado obrigatoriamente desde o dia 1º de janeiro e já está sendo comercializado. O superintendente do Comitê Brasileiro de Eletricidade, José Sebastião Viel, disse que a nova tomada possui três entradas, em vez de duas. Com isso, é praticamente nulo o risco de mau contato.

"Significa que vamos economizar muita energia. Existem estatísticas que provam que nós perdemos uma quantidade muito grande de energia devido a esses maus contatos", afirmou Viel. A mudança atende norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e lei promulgada em 2006, que exige instalação de fio terra em casas construídas a partir daquele ano.

Com a obrigatoriedade de que as tomadas já saiam de fábrica com o novo formato, a previsão de Viel é que o estoque de modelos antigos disponíveis no comércio dure aproximadamente seis meses. Legalmente, o prazo para a extinção das vendas das tomadas de modelos antigos é de um ano.


Meio ambiente
Veículos econômicos terão etiqueta

Na hora de comprar um carro novo, o consumidor saberá, de forma detalhada e segura, dados sobre desempenho do veículo e seu consumo médio de combustível, tanto na cidade como na estrada. Isso será possível graças a uma parceria entre a Petrobras e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), que lançaram, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence).

Durante lançamento, foram etiquetados os primeiros modelos das empresas fabricantes de automóveis que aderiram voluntariamente ao Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE Veicular). Coordenada pelo Inmetro com o apoio do Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet), a iniciativa tem, ainda, a participação do Ministério de Minas e Energia (MME), da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental de São Paulo (Cetesb) e montadoras.


Informática
Internet via rede elétrica é regulamentada

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) regulamentou o acesso à Internet banda larga por meio da rede elétrica. Mas estabeleceu uma série de normas para que o sistema não cause interferência em outros serviços, como o de radioamador e o de radiodifusão de sons e imagens. O sistema Power Line Communications (PLC) só poderá operar em faixas de frequência pré-determinadas. Os sistemas deverão dispor de mecanismo que possibilite o desligamento remoto, a partir de uma central de controle, da unidade causadora de interferência.

A Anatel também determinou algumas faixas de exclusão, que abrangem faixas de radiofrequências atribuídas aos serviços Móvel Aeronáutico e de Radioamador. As operações de PLC não poderão provocar radiações indesejadas nessas faixas. A prestadora que quiser oferecer o acesso à Internet por meio da rede elétrica deve apresentar à Anatel, em até 30 dias antes do início da operação, as informações necessárias para a criação e manutenção de uma base de dados pública, que deverá estar disponível a qualquer interessado.

Os equipamentos que compõem o sistema PLC devem possuir certificação expedida ou aceita pela Anatel e atender às normas referentes ao sistema elétrico expedidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os sistemas existentes até a publicação do regulamento que estiverem em desacordo com as normas podem continuar em operação até 30 de junho de 2010, quando deverão ser desativados.

 

Software
Software para o campo

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) aproveitou a 16ª edição da Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow), realizada em Ribeirão Preto (SP), para lançar três dos 14 softwares destinados aos pesquisadores e produtores rurais.

Desenvolvidos pelo pesquisador Lúcio André de Castro Jorge, o pacote faz parte de uma série de ações programadas para marcar o aniversário de 25 anos da Embrapa Instrumentação Agropecuária, que acontece no dia 8 de dezembro de 2009. Ao longo do ano, os demais softwares serão lançados em eventos específicos, de acordo com a finalidade de cada um. Na Agrishow, os visitantes conheceram os sistemas para análise de troncos de madeira, de cobertura vegetal do solo e de folhas.


Documentação
Inpe tem acervo preservado

Estudo sobre a preservação de documentos científicos no Brasil revela que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) é o único órgão que possui um sistema eficiente para o gerenciamento digital de seu acervo. A constatação é do professor Miguel Arellano, doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB), que avaliou o trabalho de documentação em 24 unidades de pesquisa vinculadas ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

O Brasil negligencia a informação científica, de acordo com o estudo. Seis critérios foram elaborados para avaliar os órgãos de pesquisa nacionais e o Inpe foi o único a atender a todos, graças ao software livre criado por seu pesquisador e presidente do Conselho de Editoração e Preservação, Gerald Jean Francis Banon.

Por meio deste sistema de acesso livre e compatível com protocolos internacionais, o Inpe armazena toda a sua produção científica, o que corresponde atualmente a 24 mil registros e 10 mil documentos completos.


Carbono
Mais bilhões para o Brasil

A decisão do governo brasileiro de utilizar satélites para monitorar o desmatamento em outros biomas, além do amazônico, pode causar expressivo aumento de repasses para o Brasil por meio de crédito de carbono. Quem faz esta afirmação é o coordenador de Ciências do Programa de Savanas Centrais do The Nature Conservancy (TNC), Leandro Baumgarten, especialista em biomas como cerrado, caatinga, pantanal e pampa, Carbono no Brasil, além dos chacos argentino, boliviano e paraguaio.

"A partir das informações coletadas, teremos melhores condições de coordenar as ações de combate ao desmatamento. Além disso, o mesmo mecanismo de crédito de carbono contabilizado a partir da Amazônia passará para outros biomas, trazendo mais recursos para o País por meio da Redd [Redução de Emissão por Desmatamento e Degradação]", explica Baumgarten.

O índice, explica, leva em consideração a atividade humana, calculando o carbono despejado por carros e indústrias, e o desmatamento na Amazônia.


Aquecimento global
Brasil lança painel sobre clima

Os ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Meio Ambiente (MMA) lançaram o Painel Brasileiro sobre Mudanças Climáticas (PBMC). Inspirada no Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC), a versão nacional se propõe a elaborar relatórios de avaliação nacional, sumários para tomadores de decisão sobre mudanças climáticas e relatórios especiais sobres temas, visando à atualização das bases técnicas e científicas sobre a situação do Brasil frente às mudanças climáticas, seus riscos, efeitos e impactos sobre o desenvolvimento do País.

O PBMC disponibilizará aos tomadores de decisão e à sociedade em geral informações técnico-científicas sobre mudanças climáticas, por meio do uso de conhecimento produzido no Brasil ou no exterior, sobre causas, efeitos e projeções relacionadas às mudanças climáticas que tenha foco ou relevância para o País. O Painel vai reunir pesquisadores e cientistas das principais universidades e institutos do País, que estarão empenhados em produzir, até 2012, um relatório com a atualização completa das bases técnicas e científicas sobre a situação do Brasil frente às mudanças do clima.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334