2007 . Ano 4 . Edição 31 - 5/2/2007
Pesquisa Andréa Wolffenbüttel Texto Eliana Simonetti
Patentes Você tem permissão para fazer isso? O Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN) e o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpe) estabeleceram um procedimento para prevenir a biopirataria no Brasil. As patentes de invenção de produtos derivados da biodiversidade só serão concedidas se o solicitante tiver a respectiva autorização de acesso ao patrimônio genético. A exigência entrou em vigor no dia 2 de janeiro deste ano para evitar o que vem acontecendo com freqüência: centenas de patentes são concedidas a inventos que envolvem espécies brasileiras sem que se saiba se os pesquisadores podem manusear aquelas espécies ou usar informações do conhecimento tradicional. É claro que o maior problema diz respeito às patentes concedidas no exterior, mas com essa iniciativa o Brasil dá um exemplo de respeito à sua biodiversidade e espera que os demais países adotem procedimentos semelhantes.
Energia Aposta no hidrogênio A HyTron é uma empresa pequenina, de pouco mais de um ano. Seu negócio é desenvolver e fabricar reformadores de etanol e de gás natural para a extração de hidrogênio. Pois bem, já montou três protótipos, um de gás natural - em parceria com a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) - e dois de etanol - um encomendado pelo Instituto Técnico Aeroespacial da Espanha e outro desenvolvido em parceria com o Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes). Há grande interesse na área. Células que usam hidrogênio como combustível são pouco poluentes e estão em teste em grandes companhias dos Estados Unidos, Japão e Alemanha. Incubada na Companhia de Desenvolvimento do Pólo de Alta Tecnologia de Campinas (Ciatec) e com apoio do Programa de Inovação Tecnológica em Pequenas Empresas (Pipe), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a HyTron recebe também suporte da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de recursos das empresas associadas. Como terá de deixar o ambiente protegido da incubadora no final de 2007, a HyTron anda traçando seu plano de negócios. "Acreditamos que a tecnologia das células a combustível veio para ficar e podemos utilizar os reformadores de etanol e gás natural para extrair outros insumos, como ácido acético e monóxido de carbono, com aplicações no setor químico", diz o físico Antônio José Marin Neto, pesquisador e sócio da HyTron.
Financiamento Verba européia Ao lançar o Seventh Framework Programme, a União Européia anunciou que pretende investir o correspondente a cerca de 150 bilhões de reais, de 2007 a 2013, em pesquisas em áreas como saúde, agricultura, biotecnologia, nanotecnologia, energia, meio ambiente, transportes, espaço, segurança e ciências sociais. O valor é recorde. A intenção, segundo os organizadores, é "promover sinergias em escala global". Mas os interessados de países em desenvolvimento só poderão participar em grupos com pelo menos três integrantes europeus. http://cordis. europa. eu/fp7/home_en. html
Previsão de safra Quantas laranjas s tem aí? Entre as centenas de pesquisas que estão em andamento na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), há um projeto que merece menção. Desenvolve uma metodologia que poderá permitir a previsão, com base em imagens de satélite, da safra de laranja nos diversos pólos produtores do Brasil - o que tornará mais ágil sua negociação. A técnica está sendo elaborada em parceria com a Universidade da Flórida - o que se explica, já que São Paulo e Flórida respondem por 40% da produção mundial de frutas cítricas. Curiosidade: a contagem do número de laranjeiras é feita pela estimativa do diâmetro da copa das árvores. No cálculo da produtividade, há outras variáveis, como qualidade do solo, tipo de planta e condições climáticas. A experiência tem sido tão positiva que estão sendo realizados testes com caju em Fortaleza, no Ceará.
BomBril eletrônico
Milésima segunda utilidade do celular A imagem é da Coréia do Sul, mas a novidade já está disponível no Brasil: o pagamento de compras via celular. O M-Cash, plataforma universal de pagamentos móveis, serve, por enquanto, para transações via Internet. O sistema funciona em telefones pós-pagos e pré-pagos e o usuário não divulga o número do cartão ou qualquer informação pessoal - o que é item de segurança. Se a moda pega, tem futuro. Existem hoje 100 milhões de telefones celulares no Brasil e o mercado é um dos mais promissores do planeta, segundo projeções da Informa Telecoms and Media. Para começar, a M-Cash calcula que em 2007 serão 20 milhões de transações efetuadas. E que em 2008 o volume chegará a 120 milhões.
Saúde I De volta para o fogão Especialistas sabem há tempos que exercício físico pode reduzir o risco de câncer no seio, provavelmente por provocar mudanças hormonais e metabólicas. As mais precavidas, agora, devem deixar as academias e pegar no batente em casa. Um estudo publicado na revista Cancer Epidemiology Biomarkers and Prevention, realizado em nove países europeus, com mais de 200 mil voluntárias, antes e depois da menopausa, revelou que esfregar o chão e passar o aspirador são muito mais eficientes na proteção contra o câncer. Foram 6, 4 anos de avaliações. Os indicadores: o trabalho doméstico diminui o risco de câncer de mama em 30% das mulheres que não passaram pela menopausa. Em mulheres que já tiveram a menopausa, o risco diminui em 20%. Conclusão do médico Lesley Walker, da Cancer Research do Reino Unido, que participou da investigação:" Algo tão simples e barato como o trabalho doméstico pode ajudar a manter um peso saudável e reduzir o risco do câncer". Lavar louça ou varrer a casa são atividades de fato baratas e simples. A questão é encontrar prazer nessas obrigações rotineiras, mesmo em nome de uma boa causa.
Saúde II Veneno in vitro Os defensores de cavalos e cobras têm bons motivos para comemorar. Norma Yamanouye, pesquisadora do Instituto Butantan, de São Paulo, desenvolveu uma metodologia que propicia o cultivo em laboratório da célula secretora do veneno da jararaca, a serpente mais comum no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2006 mais de 14 mil pessoas foram vítimas de acidentes com jararacas no país. A intenção da pesquisa, publicada em janeiro na revista Nature Protocols, é padronizar uma cultura de células secretoras para que elas se reproduzam e sobrevivam fora do organismo. Isso evitaria a necessidade de criar serpentes em cativeiro. Também liberaria os animais inoculados com o veneno para a produção dos anticorpos utilizados nas vacinas.
Indústria automobilística
Quem beber não dirige mesmo Álcool e direção não se misturam. Essa é a norma, mas raramente é levada a sério. Os europeus desenvolveram, anos atrás, automóveis dotados de tubos - o motorista tinha de soprar neles para garantir que estava sóbrio, e só assim o carro funcionava. Mas, como malandro há em todo lugar, havia quem pedisse ao passageiro ou a um transeunte que soprasse o tal tubo para poder ir para casa. Resultado: a novidade caiu em desuso. Agora quem apresenta uma solução inovadora é a Toyota. A montadora japonesa, segunda maior do mundo, anunciou que a partir de 2009 seus veículos trarão um dispositivo que analisa o suor das mãos do motorista para calcular a concentração de álcool no sangue. Se o nível for superior ao permitido, o veículo não sai do lugar. Tudo muito bom, mas o dispositivo conseguirá ultrapassar barreiras como a de luvas plásticas? Para contornar o problema, sensores cuidarão de monitorar movimentos de olhos, manobras e outros comportamentos. Quem sai da linha vai perdendo velocidade e fica na rua. Detalhe: o equipamento será opcional em modelos que hoje ainda são apenas sonhos, como o Yaris Sport ou o Auris Space.
Navegação Porto seguro A segurança dos portos brasileiros, cada vez mais movimentados, ganhou um aliado importante. Trata-se de um sofware que processa informações reais (como dimensões, forma e peso do casco do navio, posição do leme, direção e velocidade do vento e da correnteza, potência dos motores e distâncias das margens e do fundo do canal) e simula operações para evitar acidentes. Foi desenvolvido por pesquisadores do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e batizado de Simulador de Manobras de Navios em Águas Rasas e Restritas. Tem demonstrado eficiência no porto de Tubarão, em Vitória, onde é utilizado pela Companhia Vale do Rio Doce, cujos embarques de ferro não param de crescer.
R$ 4, 4 bilhões
Esse foi o montante movimentado pelo e-commerce no Brasil no ano passado. O valor representa um aumento de 76% em relação a 2006.
Fonte: Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico
|
|