resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Seção de Notas de Ciência Tecnologia

2006. Ano 3 . Edição 19 - 7/2/2006

Pesquisa Andréa Wolffenbüttel
Texto Manoel Schlindwein

Medicina
Síndrome de Down: nova esperança
Os portadores de síndrome de Down ganharam novo alento com uma recente descoberta do Instituto de Psiquiatria do King's College, de Londres. Os pesquisadores observaram que os pacientes com a doença possuem elevadas taxas de uma molécula chamada mioinositol em certas partes do cérebro. Eles acreditam que essa concentração pode ser responsável pelas principais características da moléstia, especialmente a baixa capacidade intelectual. A molécula também pode estimular o surgimento do mal de Alzheimer, muito comum em portadores da síndrome de Down a partir dos 40 anos de idade. O alto nível da molécula no cérebro dos portadores da doença é explicado pelo fato de que eles têm três cópias do cromossomo 21, em vez de duas, exatamente o gene responsável pela produção de mioinositol. O próximo passo dos pesquisadores é tentar descobrir um modo de diminuir as moléculas no cérebro dos deficientes para verificar se a redução atenua os efeitos da doença e prolonga a vida dos pacientes impedindo o desenvolvimento do mal de Alzheimer.

circuito1_76

História
Niemeyer para todos

As linhas e as curvas do mais importante arquiteto brasileiro vão ganhar uma nova oportunidade de ser admiradas pelo público. Em maio deste ano deve ser lançado oficialmente um portal com mais de 3,5 mil desenhos, croquis, paisagens, ilustrações e estudos de caso feitos por Oscar Niemeyer entre as décadas de 60 e 90. O material foi produzido nos escritórios do Rio de Janeiro e de Paris, geralmente em folhas de papel vegetal, muito frágeis. Para que o tempo não as comprometa ainda mais, elas vão passar por um processo de microfilmagem e depois serão convertidas em formato digital. Uma equipe de cinco profissionais foi montada para, literalmente, tirar o projeto do papel. Embora a divulgação dos trabalhos seja pela Internet,o grupo também se preocupou em preservar os originais do arquiteto.Assim,a Fundação Oscar Niemeyer passará a contar com uma mapoteca com condições ideais de temperatura, umidade e iluminação para a conservação do acervo.

Informática
Entre tapas e beijos
A integração homem-máquina pode estar se aprofundando além do que sonhamos. O Instituto Fraunhofer de Pesquisa em Computação Gráfica (IDG, das iniciais em alemão), localizado em Rostock, na Alemanha, está tentando construir um computador que possa captar o estado emocional de seu usuário. Uma combinação de indicadores físicos, tais como ritmo dos batimentos cardíacos, pressão arterial e até temperatura da pele, pode dar dicas sobre o estado de espírito de quem está diante da tela. Além disso, uma câmera pode informar ao computador sobre a postura e a expressão facial de seu "mestre". Os pesquisadores do IDG afirmam que diversos estudos têm comprovado que as pessoas não só gostam e cuidam de seus computadores, como muitas vezes os maltratam e chegam ao ponto de praticar agressões físicas. Num futuro próximo, os estudiosos pretendem desenvolver softwares que permitam ao computador reagir de acordo com o "astral" do usuário e se proteger contra eventuais perigos.

2,4 milhões de novos empregos

seriam gerados em todo o mundo caso o volume de pirataria fosse reduzido 10%. Essa é a estimativa apresentada por um estudo elaborado pela Business Software Alliance (BSA) e pela Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes)

 


Administração pública
Pregão eletrônico
Desde que se tornou obrigatório na aquisição de bens e serviços comuns pelo governo federal, em julho do ano passado, o pregão eletrônico tem se mostrado a modalidade de compras mais eficiente para a administração pública.Para o governo o sistema tem permitido uma economia que varia de 20% a 30% nas compras, além de ser mais rápido e seguro, já que a identidade dos participantes só é revelada no final do processo. Já para a população é uma forma de garantir a transparência dos órgãos públicos, uma vez que é possível acompanhar as compras pela Internet.Por fim, o pregão eletrônico é um meio democrático de participação de todos os fornecedores, pois eles podem acompanhar virtualmente os pregões. Durante o ano passado, cerca de 6,7 mil servidores públicos receberam treinamento para operar o sistema. A maioria das aulas foi feita através de videoconferências transmitidas para todo o país. Os pregões do governo federal são realizados no site www.comprasnet.gov.br.

Espaço
Turismo além das nuvens
Mais uma invenção deixa as páginas dos livros de ficção científica para tornar-se realidade. A empresa britânica Virgin Galactic firmou parceria com o estado norteamericano do Novo México para construir, até o fim de 2008, uma base de lançamento de vôos turísticos espaciais. Para colocar a obra em funcionamento, o governo do estado deve investir cerca de 225 milhões de dólares. Pelo número de candidatos a astronautas, o retorno financeiro está garantido.Até o momento, 38 mil pessoas já mostraram interesse nas viagens, a princípio suborbitais, com três a quatro horas de duração. Outras cem pessoas já pagaram o valor completo da passagem, 200 mil dólares. Não por acaso, na lista dos passageiros está o ator William Shatner, o Capitão Kirk do seriado televisivo Jornada nas Estrelas.

Segurança
Bombeiros digitais
Para trazer mais segurança ao cotidiano dos combatentes do fogo, o Departamento Português de Defesa Civil, ligado à Agência Espacial Européia, criou uma roupa que monitora a posição e os sinais vitais dos bombeiros. Batizada de i-Garment, a roupa identifica o batimento cardíaco e a temperatura dos profissionais e mede as condições climáticas do ambiente externo em tempo real. Depois envia os dados por redes sem fio a uma central da Defesa Civil.Assim, conceber estratégias de controle do fogo se torna mais simples, rápido e seguro.

circuito2_76

Eletricidade
Mais garantia de energias
Para cobrir a maior parte de seu imenso território, o Brasil conta com uma rede de cabos elétricos que supera os 80 mil quilômetros, algo correspondente a duas vezes a circunferência da Terra. Esses cabos ficam expostos ao vento e à chuva, que provocam desgastes e, muitas vezes, ruptura. Quando eles se quebram, alguma localidade fica sem luz. Para evitar esses acidentes, o Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Brasília (UNB) acaba de inaugurar o Laboratório de Fadiga e Integridade Estrutural de Cabos Condutores de Energia. O novo centro vai pesquisar os fatores que afetam a durabilidade dos cabos e usar os resultados para que as empresas de transmissão e distribuição de energia possam projetar novas linhas e utilizar melhor as que já existem. Espera- se conseguir aumentar os limites operacionais dos cabos, que são compostos de vários fios de alumínio e aço entrelaçados. O novo laboratório da UNB é um dos mais bem equipados do mundo e tem condições de simular a vibração do vento, enquanto sensores de movimento, aceleração e temperatura acompanham os efeitos sobre as condições físicas dos cabos.As instalações do centro de pesquisa e seus equipamentos custaram 1,5 milhão de reais, que foram bancados por UNB, Eletronorte, Cia. de Transmissão de Energia Elétrica Paulista, Companhia Energética de Goiás e Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos.

Conhecimento
Guerra das enciclopédias
A enciclopédia virtual Wikipedia é quase tão rigorosa quanto seu par tradicional em papel, a Enciclopédia Britânica. A conclusão foi apontada pela revista Nature, que submeteu 32 artigos sobre temas diversos à apreciação de especialistas independentes. A diferença entre as duas é o fato de a primeira ser redigida e editada voluntariamente por internautas, ao passo que a segunda é elaborada por especialistas da área em questão. Sem saber das fontes, os especialistas emitiram seu parecer e os resultados foram surpreendentes. Oito erros graves foram detectados: metade nas páginas da Enciclopédia Britânica, metade na Wikipedia. Também foram encontrados erros factuais, omissões ou declarações enganosas de menor calibre: 123 na Britânica e 162 na Wikipedia.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334