Orgulho é ser nacional |
2004. Ano 1 . Edição 1 - 1/8/2004 por Mônica Teixeira
Tecnologia, capital e empregos nacionais: os diretores da profissional Pelenova alegram-se ao ressaltar a particularidade da empresa recém-nascida. O nome remete ao efeito principal da tecnologia que desenvolveram - uma membrana que, aplicada sobre feridas crônicas, promove a regeneração do tecido. A biomembrana, patenteada em 60 países, constitui-se basicamente de proteínas assentadas sobre látex. Ela cura porque faz proliferar novos vasos sangüíneos. A Pelenova já lançou o Biocure, destinado a feridas de pessoas diabéticas ou submetidas à imobilidade. A empresa inova também na comercialização: vai vender o produto diretamente aos hospitais. Em julho tinha 100 clientes. No mercado internacional, uma pomada e uma outra membrana concorrem com o Biocure. O preço de 12 gramas da pomada é 500 dólares, enquanto que uma caixa com 20 biomembranas do Biocure custa 28,50 reais. O preço, como se vê, é acessível ao bolso nacional - um compromisso que a empresa assumiu desde a criação. A Pelenova já se prepara para lançar mais dois produtos em 2005. A empresa é uma sociedade anônima de capital fechado. Entre os acionistas, estão Ozires Silva (diretor presidente) e Ubilar Oliveira, empresário do Mato Grosso do Sul que fez o primeiro investimento. |