resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Idéias sobre o novo capitalismo

2005. Ano 2 . Edição 10 - 1/5/2005

Ottoni Fernandes Jr.

O conceito marxista de valor muda de sentido na economia do conhecimento, no capitalismo pós-moderno, em que o capital imaterial, o capital humano, assume um papel talvez mais importante do que o do capital fixo, expresso em máquinas e estoques de produtos. Esse é o centro da investigação do sociólogo André Gorz, um especialista na análise das relações de trabalho, em seu livro O Imaterial, Conhecimento Valor e Capital. Nascido em 1923, em Viena, na Áustria, emigrou para a Suíça em 1938, depois da anexação de seu país pela Alemanha nazista. Fixou-se na França, onde fez seu nome como intelectual. Gorz sempre pesquisou as mudanças nas relações de trabalho no capitalismo, como fica demonstrado em um artigo que escreveu para a revista Les Temps Modernes sobre a contradição entre a busca da máxima produtividade do trabalho de um operário e o fato de ele ser obrigado a exercer tarefas repetitivas.

Em O Imaterial, Gorz trata da dificuldade em quantificar o saber, que não pode ser medido em horas de trabalho. A capacidade de inovar exige criatividade, expressividade, colaboração espontânea, qualidades associadas a alguma insubordinação, à falta de disciplina contraditória com as necessidades de controle e de mensuração intrínsecas ao capitalismo. O autor explora de maneira competente a nova relação entre valor, capital e conhecimento e diz que a sociedade do conhecimento expõe uma crise do próprio conceito de valor. Um dos exemplos de momentos críticos foi a explosão da bolha das empresas criadas em torno da internet em 2000: houve uma valorização excessiva do capital imaterial, pela dificuldade em estabelecer o equivalente monetário de ativos intelectuais, de mensuração complexa.

A edição brasileira do mais recente livro de Gorz difere da francesa, de 2003. Ela é mais ampla porque incorpora modificações feitas para a publicação em alemão. Para o autor, os hackers da internet e os programadores de software livre (não-proprietário) são dissidentes do capitalismo digital, por sua oposição à privatização do conhecimento. Eles buscam montar estruturas não-hierárquicas "em redes horizontais descentralizadas em via de se autoproduzir e de se auto-organizar". Gorz aponta um conflito quando o capitalismo do conhecimento tenta se apropriar de bens que são patrimônio da humanidade, como o genoma das plantas, para transformá-los em produtos, como medicamentos.

É um livro instigante, capaz de provocar polêmica. Induz à reflexão sobre a sociedade em que o saber do indivíduo conta mais do que o tempo da máquina, em que a capacidade de inovar, de ser criativo, repousa em valores subjetivos, em que o funcionário de uma empresa pode estar prestes a produzir um novo conhecimento enquanto assiste a uma peça de teatro.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334