resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
A importância dos idosos brasileiros

2005. Ano 2 . Edição 6 - 1/1/2005

Alexandre Marinho

O livro organizado por Ana Amélia Camarano, que conta com a colaboração de renomados pesquisadores, vai muito além dos novos idosos brasileiros. A primeira parte apresenta um perfil sociodemográfico da população brasileira com mais de 60 anos e discute o próprio conceito de idoso, considerando as dimensões biológicas, sociais, culturais e econômicas. Os leitores poderão comprovar que trata-se de um livro sobre todos e sobre cada um de nós, já que a esperança de vida está aumentando e, com ela, as probabilidades de que cada brasileiro se torne idoso.

Na segunda parte, o trabalho chama a atenção para as possibilidades de que, num futuro não muito distante, milhões de brasileiros estejam passando aproximadamente um terço de sua vida na condição de idosos. E que a qualidade desse terço de vida depende muito das políticas públicas. Ao descrever as condições de vida e as políticas relacionadas aos idosos na atualidade, o livro permite ao leitor inferir quais serão suas condições de vida no futuro. Ainda na segunda parte são apresentadas questões relacionadas à deficiência e ao direito de morrer dignamente - que também não são exógenas aos contratos sociais. Essas questões aplicam-se a todos os segmentos da população. Inclusive àqueles, cada vez menos numerosos, que morrerão jovens.

O convívio entre diferentes gerações, dentro e fora do ambiente familiar, constitui o assunto principal da terceira parte do livro, na qual se desfaz a visão estereotipada do idoso como um ônus para os parentes e para a sociedade. Ali são explicitados os papéis sociais exercidos pelos idosos, além das intrincadas redes de trocas de custos e de benefícios entre gerações. Os idosos recebem cuidados, mas também cuidam (cada vez mais) dos mais jovens. As conclusões despertam os leitores para a importância dos idosos na sociedade.

A quarta parte do livro analisa as políticas referentes aos idosos brasileiros, no âmbito da Política Nacional do Idoso e do Estatuto do Idoso, enfatizando os aspectos da Seguridade Social em seu sentido mais amplo. São abordados os custos e os benefícios de políticas como a da previdência social e a da saúde.

Finalmente, a quinta parte da obra avalia detalhadamente as condições materiais e econômicas dos idosos. São analisados os rendimentos financeiros gerados pela sua atuação no mercado de trabalho, complementar à previdência social. Também são estudados os rendimentos relacionados aos estoques de capital financeiro, material, social e humano. As análises acompanham a formação dos estoques de capitais e dos rendimentos sob perspectivas dinâmicas, ao longo do ciclo de vida. Tomam por base índices de preços especialmente dedicados aos idosos. A conclusão: as rendas e os capitais dos idosos não são usufruídos apenas por eles, de modo que as suas decisões de consumo, de poupança e de investimento afetam toda a sociedade brasileira. Assim, o livro demonstra que cuidar bem dos idosos é cuidar bem do Brasil.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334