resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
São Paulo Metrópole

2004. Ano 1 . Edição 5 - 1/12/2004

Maysa Provedello

livro011

Ninguém mais se surpreende ao ouvir a afirmação, já bastante conhecida, de que a cidade não pára. No caso de São Paulo e de cidades vizinhas, que formam a maior região metropolitana da América Latina, a frase é mais do que apropriada - chega a ser uma espécie de definição. São Paulo é a cidade que não pára e não pode parar. Cercada de contrastes urbanos por todos os lados, a região vive um cotidiano marcado, ao mesmo tempo, por um permanente processo de reestruturação de ambientes e por um paradoxal caminho marcado por permanências, também chamadas pelos especialistas em urbanismo de "persistências".

Numa tentativa de mapear os ciclos atravessados pela metrópole paulistana desde a década de 1950, sobretudo entre os anos 1980 e o presente, as professoras Regina Maria Prosperi Meyer e Marta Dora Grostein, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), da Universidade de São Paulo (USP), e Ciro Biderman, pesquisador do Centro de Estudos da Metrópole (CEM), também da USP, sistematizaram uma série de pesquisas já realizadas acerca do assunto. Os trabalhos foram desenvolvidos desde o ano 2000 pelos pesquisadores do Laboratório de Urbanismo da Metrópole (Lume), ligado ao CEM, e organizados de forma a apresentarem uma grande radiografia de cada um dos principais movimentos de transformação percebidos no período.

Mas o conteúdo da publicação, repleta de textos, fotografias, mapas e gráficos, busca mais do que ser um painel do passado. Analisa a convivência conjunta, tanto do ponto de vista espacial quanto do temporal, de dois mundos opostos, que se caracterizam por dois padrões de ocupação. De um lado está o modelo chamado de moderno, relacionado aos novos modos de vida e produção, e suas demandas funcionais. No outro extremo é apresentado o padrão denominado precário, remanescente do estilo predominante no ciclo industrial, que determinava um certo desordenamento. Trata-se de um novo formato de organização social. A análise de temas metropolitanos contemporâneos é feita simultaneamente à pesquisa sobre questões relativas à economia urbana, sobretudo no que se refere ao papel da metrópole na nova etapa produtiva do capitalismo, que passa da predominância industrial para a ampliação de sua vocação para a prestação de serviços.

Também está reservado aos leitores um espaço para um estudo mais aprofundado sobre os arranjos territoriais que o atual processo sócio-econômico instala na região metropolitana de São Paulo. E o interessante é que os autores propõem uma abordagem através da qual se compreende que o espaço construído na cidade não deve ser visto como um simples reflexo do que acontece nos setores produtivos, mas que ele é, também, ator dessas transformações.

O livro se apresenta, em geral, como um instrumento de estudo para a formulação de políticas públicas urbanas nas grandes cidades, desvendando as dinâmicas emergentes dos novos tempos, como a necessidade de integração dos transportes em uma grande malha. Por outro lado, revela como a São Paulo metropolitana vem conseguindo administrar a convivência entre o futuro e o passado revisitado pelos novos rumos econômicos.

A cartografia econômica da metrópole é apresentada não apenas como registro neutro da realidade mas como uma atividade de análise que visa à constituição de uma agenda que contemple o planejamento metropolitano e o projeto urbano, no intuito de criar mais racionalidade no uso do território.

Não se imagine, no entanto, que os estudos e pesquisas, e o livro em si, servem apenas para os especialistas do ramo ou para os formuladores de políticas públicas. A literatura produzida pelos autores é do interesse do leigo, daqueles que vivem nas grandes cidades e gostam de entender o que se passa a seu redor.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334