resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Jeitinho latino-americano de trabalhar

2005. Ano 2 . Edição 8 - 1/3/2005

por Andréa Wolffenbüttel

A expansão das empresas transnacionais colocou os altos executivos diante do desafio de contratar e administrar mão-de-obra de países distantes e culturas diferentes. A experiência tem mostrado que os modelos aplicados com sucesso na matriz muitas vezes falham nas filiais. Um estudo elaborado por professoras do Lexington College, de Chicago, nos Estados Unidos, e da Escola de Pós-Graduação em Administração de Empresas de Monterrey, no México, apontou algumas características que distinguem os trabalhadores latino-americanos de seus colegas norte-americanos e europeus. Leia abaixo as principais constatações da pesquisa.

1. O paternalismo ainda vigora. A empresa é vista como uma família e o patrão tem obrigação pessoal de proteger seus subordinados e até mesmo velar pelas necessidades de suas famílias.

2. Os trabalhadores valorizam muito o contato pessoal e esperam receber um tratamento cordial e afetuoso no ambiente profissional.

3. As novas contratações são feitas, preferencialmente, entre amigos e parentes dos funcionários porque isso garante a lealdado do recém-chegado ao grupo e, por extensão, à organização.

4. A imagem de uma santa padroeira decorando o ambiente estimula muito mais os trabalhadores do que o quadro com a lista de princípios da empresa.

5. Os executivos têm dificuldade para mudar de cidade ou país porque, ao contrário dos norte-americanos, que se reúnem com a família uma ou duas vezes ao ano, os encontros familiares acontecem todos os domingos na maior parte dos países da América Latina.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334