resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Monitor das reformas

2005. Ano 2 . Edição 7 - 1/2/2005

por Andréa Wolffenbüttel

Biossegurança
Essa lei foi aprovada na Câmara no ano passado, mas sofreu alterações no Senado e agora está de volta para avaliação dos deputados. O relator espera que a lei seja votada até março, mas admite que o choque entre interesses econômicos e ambientais ainda não foi superado e o governo não definiu sua posição.

Agências reguladoras
Precisa primeiro ser apreciada pela Comissão Especial, para depois seguir para o Plenário da Câmara. As maiores polêmicas giram em torno da definição das atribuições das agências e dos ministérios. O relator da matéria espera que a lei seja votada ainda no primeiro semestre.

Reforma Política
Ainda em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, tem chance de ser votada em 2005, embora sofra oposição dos pequenos partidos políticos. Tem mais probabilidade de passar se o governo federal encampar o projeto.

Trabalho Escravo
A Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que trata da expropiação de terras onde for constatada a exploração de trabalho escravo, já foi aprovada em primeiro turno pela Câmara e deve ser incluída na pauta para votação em segundo turno. Apesar de ser de autoria do Senado, a PEC voltará para essa casa porque o texto original sofreu duas alterações. A primeira estende a validade da lei para as terras urbanas, e a segunda cria um fundo especial que receberá os bens de valor apreendidos daqueles que exploram trabalho escravo.

Reforma Tributária
Está sendo aprovada em etapas desde 2003. O maior objetivo em 2005 é conseguir unificar a legislação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), que enfrenta forte resistência dos estados mais pobres porque se sentem prejudicados, já que a medida dificulta a concessão de vantagens fiscais às empresas que queiram se instalar em seus territórios. O líder do PFL no Senado prometeu obstruir sistematicamente a pauta até que a questão seja resolvida.

Reforma Processual
Filhote da Reforma do Judiciário,é composta de 23 projetos que visam simplificar o sistema de recursos e acelerar a tramitação dos processos na Justiça. As medidas alteram os códigos de Processo Civil, Penal e a legislação trabalhista, abrangendo pagamento de
precatórios, defensoria pública, justiça itinerante, direitos humanos e execução fiscal. Só nessa última categoria, as ações movidas pelo governo contra sonegadores e inadimplentes somam 500 bilhões de reais.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334