resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Força-tarefa para dobrar o salário mínimo

2004. Ano 1 . Edição 2 - 1/9/2004

por Andréa Wolffenbüttel

giro01

Dobrar o valor do salário mínimo é como resolver um enigma. É necessário calcular muito, fazer variações diversas. Um grupo de trabalho com representantes dos ministérios da Fazenda, Planejamento, Previdência, Trabalho e Casa Civil está fazendo justamente isso. Pretende apresentar até o fim do ano um anteprojeto com indicações de como fazer o salário mínimo atingir 480 reais, o dobro do valor que vigorou no último ano de FHC.

Como se sabe, o governo sofreu um desgaste e tanto na aprovação do mínimo esse ano. Para 2005 espera-se uma tramitação mais tranqüila, já que o reajuste combinará a variação do INPC e o crescimento do PIB per capita.

Como não existe mágica fiscal, principalmente do lado da Previdência Social, que paga o mínimo para mais de 70% do contingente de aposentados e pensionistas, falou-se na desvinculação do salário mínimo no auge do debate. A idéia fora defendida por dois ministros: José Dirceu, da Casa Civil e Antonio Palocci, da Fazenda. Mas logo houve uma forte reação dentro do próprio governo. O ministro Ricardo Berzoini, do Trabalho, é contra, pois a desvinculação significa enfrentar mais um desgaste no Congresso, já que será necessário mudar o artigo 7º da Constituição.

Mesmo assim a desvinculação será debatida, ao lado de outras sugestões. O anteprojeto do deputado Virgílio Guimarães (PT-MG), que propõe três instrumentos de modulação - Salário Mínimo Modulado conforme a região; Dispêndio Empresarial Modulado e Fundo Nacional do Salário Família - pode até ser apresentado. O Fundo compensaria perdas do dispêndio empresarial e os críticos dizem que tal medida apenas tiraria o déficit de um lugar e o poria em outro.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334