resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Um prêmio para bons projetos - Serão selecionadas iniciativas públicas e privadas que contribuem para o cumprimento dos ODM

2009 . Ano 6 . Edição 53 - 3/08/2009

Serão selecionadas iniciativas públicas e privadas que contribuem para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), estabelecidos pelas Nações Unidas. Banco de dados servirá de referência para os governos

Por Suelen Menezes - de Brasília


Com o objetivo de incentivar, valorizar e dar maior visibilidade a práticas que contribuam efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), foi lançada a 3ª edição do Prêmio ODM Brasil: um Prêmio Para Auem Trabalha por um Brasil Melhor. Projeto pioneiro no mundo, criado em 2004, conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e de empresas e associações do setor privado.

Os 192 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU), entre eles o Brasil, assumiram, em 2000, o compromisso de cumprir até 2015 oito metas de desenvolvimento: 1-Erradicar a extrema pobreza e a fome; 2-Atingir o ensino básico universal; 3-Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; 4-Reduzir a mortalidade infantil; 5-Melhorar a saúde materna; 6- Combater o HIV, a malária e outras doenças; 7-Garantir a sustentabilidade ambiental; 8- Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

Nesse contexto, o governo criou o Prêmio ODM com o intuito de desenvolver um banco de dados com práticas bem sucedidas, que se tornem referência de políticas públicas para a sociedade e os governos. Ao mesmo tempo, a premiação é um reconhecimento dos esforços para atingir os objetivos do milênio. Prefeituras, empresas e organizações sociais podem inscrever os seus projetos até o dia 2 de outubro. A premiação será em abril de 2010, junto com o lançamento do 4º Relatório Brasileiro de Objetivos do Milênio.

O secretário executivo do Prêmio ODM Brasil, Davi Schmidt, explica que o calendário deste ano abre espaço para debates municipais, o que não ocorreu nas outras duas edições. "É a municipalização dos ODM. Mobilizar e sensibilizar os municípios para os objetivos do milênio. Podemos fazer mais do que apresentar bons projetos. Os debates sobre os ODM vão ajudar a melhorar o planejamento das atividades das prefeituras, inclusive pode servir como base para o planejamento plurianual (PPA). Os objetivos parecem simples, mas são densos e difíceis de serem alcançados, se não houver a cooperação de todos".

De acordo com o secretário, o Brasil está bem em relação ao cumprimento dos objetivos, porém há grandes diferenças entre os municípios. "Uns têm cumprido as metas com facilidade, porém outros têm dificuldades, por isso a importância da municipalização [do debate]. Se conseguirmos sensibilizar as prefeituras, fazer com que elas criem departamentos para acompanhar os objetivos, será mais fácil cumprir as metas estabelecidas pela ONU", explica.

Schmidt conta a experiência de mobilização e sensibilização feita pelo estado do Paraná, numa parceria da Federação das Indústrias e do Serviço Social da Indústria (Sesi). Desde 2006, o estado montou círculos de diálogos em todas as prefeituras e fez um estudo para saber em que fase andava cada município em relação às metas do milênio. Uma pesquisa revelou que 80% dos paranaenses conhecem as metas do milênio.

Os programas e projetos inscritos devem ser inovadores, existir há pelo menos 12 meses, apresentar resultados mensuráveis e ter perspectiva de continuidade ou reprodução. E as entidades e organizações responsáveis pelos projetos devem ter, no mínimo, dois anos de funcionamento.

As ações serão avaliadas e selecionadas por técnicos da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e dos ministérios. Ao final do processo, as melhores iniciativas selecionadas são avaliadas por um júri especial, que define a premiação.

A diretora de Comunicação e Pesquisa da Enap e integrante da Coordenação Técnica do Prêmio ODM Brasil, Paula Montagner, destaca que o projeto deve mostrar com clareza os impactos no segmento do público que busca atender, bem como a efetiva participação da comunidade no projeto. Outros dados importantes que devem constar são as instituições parceiras, que apoiam a implementação e divulgação do projeto, e qual a articulação e complementaridade com outras ações do poder público e da sociedade.

Sobre a situação do Brasil, Paula explica que a ampliação das ações governamentais na área social e a crescente articulação com os demais níveis de governo ajudam o país a avançar na direção do cumprimento das metas estabelecidas pela ONU.

"O Brasil já alcançou as metas relacionadas à educação e gênero e está mais próximo de cumprir os objetivos de reduzir a mortalidade infantil, aumentar o acesso à água potável e reduzir a pobreza pela metade. Segundo o relatório da Cepal de 2008, o Brasil tem avançado mais rapidamente que a média da América Latina e Caribe no alcance de suas metas, aumentando assim as chances de cumprir todas até 2015", informa.

Ela afirma que o governo tem buscado fazer com que as ações sociais estejam mais focadas nas regiões em que há maiores desigualdades sociais, principalmente nos municípios das regiões Norte e Nordeste, de modo que não apenas as metas gerais do país sejam atingidas, mas também que seja possível reduzir a desigualdade regional.

A primeira edição do Prêmio ODM Brasil, realizada em dezembro de 2005, teve 920 projetos inscritos, e 27 premiados. Na segunda edição, em 2007, o número de inscritos pulou para 1.062, sendo premiadas 12 organizações, entre empresas privadas, instituições do terceiro setor e prefeituras municipais dos estados de São Paulo, Ceará, Pará, Minas Gerais e Paraná.

"Quando o tema era relativamente novo, o debate era elementar. Hoje a exigência é maior, mais pessoas e instituições conhecem os ODM e há um clima favorável para se debater nos municípios e sensibilizar os governos e a sociedade civil sobre as metas do milênio. O debate possibilita encontrar os melhores caminhos para o cumprimento dos objetivos", diz o secretário executivo do Prêmio ODM Brasil. O prêmio é realizado a cada dois anos.

Calendário geral do Prêmio ODM
Julho, agosto e setembro de 2009: Seminários estaduais de divulgação do prêmio e período de inscrições para os projetos.

Outubro de 2009 a fevereiro de 2010: Período de seleção dos projetos inscritos (Enap e Ipea)
Abril de 2010: Premiação e lançamento do 4º Relatório Nacional de Acompanhamento dos ODM.


O Brasil e as metas do milênio
(Fonte: PNUD)

1- Erradicar a extrema pobreza e a fome
Entre 1990 e 2005, o Brasil reduziu pela metade o número de pessoas que vivem na extrema pobreza: de 8% da população para 4%. Ainda assim, 7,5 milhões de brasileiros sobrevivem com menos de um dólar por dia. O governo se comprometeu a reduzir o número de brasileiros em pobreza extrema a 2% da população e a acabar com a fome no país até 2015.

2- Atingir o ensino básico universal
Dados de 2005 mostram que 92% das
crianças e jovens entre 7 e 17 anos estão matriculados no ensino fundamental. Nas cidades, o percentual chega a 95%. As taxas de frequência ainda são mais baixas entre os pobres e as crianças das regiões Norte e Nordeste. O desafio agora é melhorar a qualidade do ensino.

3- Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
Apesar de ter mais mulheres matriculadas nas escolas, elas ainda têm menos chances de emprego, ganham menos do que os homens nasmesmas funções e ocupam piores postos.

4- Reduzir a mortalidade infantil
O país reduziu a mortalidade infantil de
4,7%, em 1990, para 2,5%, em 2006, mas a desigualdade ainda é grande: crianças pobres têm mais do que o dobro de chance de morrer do que as ricas, e as nascidas de mães negras e indígenas têm maior taxa de mortalidade.

5- Melhorar a saúde materna
Houve uma redução de 12,7% na mortalidade materna entre 1997 e 2005. Nas regiões Norte e Sudeste houve redução da mortalidade materna, mas ela aumentou no Nordeste, no Centro-Oeste e no Sul no país.

6- Combater o HIV, a malária e outras doenças
O Brasil foi o primeiro país em desenvolvimento a proporcionar acesso universal e gratuito para o tratamento da Aids na rede de saúde pública. Mais de 180 mil pessoas recebem tratamento financiado pelo governo. A sólida parceria com a sociedade civil tem sido fundamental para a resposta à epidemia no país.

7- Garantir a sustentabilidade ambiental
O país reduziu o índice de desmatamento, o consumo de gases que provocam o buraco na camada de ozônio e aumentou sua eficiência
energética com o maior uso de fontes renováveis de energia. Os desafios são universalizar o acesso à água potável e melhorar as condições de moradia da população - saneamento básico.

8- Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento
O Brasil foi o principal articulador da criação do G-20 (grupo de países em desenvolvimento) nas negociações de liberalização de comércio da Rodada
de Doha da Organização Mundial de Comércio. Também se destaca no esforço para universalizar o acesso a medicamentos para a Aids.
 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334