resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Emprego e renda para mulheres - Projeto Mãos Que Trabalham tem o reconhecimento do governo federal

2009 . Ano 6 . Edição 49 - 06/04/2009

Por Pedro Henrique Barreto, de Brasília

Fundado em 1967, o Movimento de Organização Comunitária de Feira de Santana (BA) foi premiado pelo governo federal pelo projeto Mãos que Trabalham, que conseguiu gerar emprego e renda em três municípios da região. Artesanato é um dos carros-chefe da iniciativa

Os braços tão acostumados ao trabalho doméstico e às tarefas de plantio, colheita e produção agora se erguem para levantar a recompensa. O projeto baiano Mãos que Trabalham foi premiado pelo governo federal como uma das melhores práticas que contribuem para que o País alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

A entrega do prêmio aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília. O Mãos que Trabalham concorreu com mais de 1.100 práticas, que foram avaliadas segundo critérios como caráter inovador, referência para outras ações, perspectiva de continuidade, participação da comunidade e qualidade dos serviços prestados. O Prêmio ODM foi lançado em 2004 e, em sua última edição, foi entregue a 12 iniciativas da sociedade civil e a oito de prefeituras.

O Mãos que Trabalham faz parte do Movimento de Organização Comunitária (MOC), que existe desde 1967 e é sediado em Feira de Santana (BA).

O projeto nasceu em 2006 a partir de uma pesquisa que diagnosticou um dos principais desafios das mulheres da região: encontrar alternativas para a geração de renda. Por uma seleção pública da Petrobras, os idealizadores conseguiram patrocínio para iniciar a organização e capacitação das mulheres em grupos produtivos, distribuídos em três regiões da Bahia: Portal do Sertão, Território do Sisal e Bacia do Jacuípe.

Ao todo, foram estruturados 25 grupos, com cerca de 300 produtoras, em dez municípios. Eles contaram com o apoio do MOC, do Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Semiárido Baiano e da Rede de Produtoras da Bahia. "Os eixos de trabalho envolveram oficinas de capacitação para produção, gestão e comercialização. Crescemos pouco a pouco e hoje vemos a importância desse trabalho para as comunidades locais", conta Lorena Cruz, que foi uma das coordenadoras do Mãos que Trabalham e é técnica do MOC há sete anos.

DIREITOS Paralelamente, as mulheres também participaram de encontros de formação política. "Foi passo significante para a atuação em fóruns, conselhos e espaços de discussão. Assim, podemos lutar melhor por nossos direitos e fazer com que políticas públicas sejam criadas para o semiárido baiano", explica Lorena.

No município de Santaluz, comunidade de Miranda, a pouco mais de 250 km de Salvador, a vida nunca foi fácil. Assim como na maioria dos pequenos municípios brasileiros, dificuldades de emprego e renda acompanham a rotina diária da maioria dos habitantes. Mas a integração e a confiança trazidas pelo Mãos que Trabalham começaram a mudar essa realidade para um grupo de mulheres.

Em agosto de 2004, nascia o Mulheres de Fibra. Eram apenas cinco integrantes, que utilizavam a fibra do sisal da região para fabricar artesanato, como bolsas e tapetes. Elas encontravam obstáculos para melhorar e comercializar a produção. A partir do apoio do Mãos que Trabalham, o grupo se fortaleceu, cresceu e fez deslanchar o trabalho.

O artesanato hoje é vendido não só no município, mas também em feiras estaduais, nacionais e até no exterior. Em 2008, chegou até um evento no Chile. Já são 20 mulheres, que diversificaram a produção: desde 2007, atuam também com culinária e agricultura agroecológica. Vendem produtos como bolo e sequilho para a Conab, responsável pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal.

O Mulheres de Fibra tem uma sede própria, com cozinha equipada e quintal para plantio. "Levantamos a nossa autoestima, aumentamos nossa renda e conseguimos visibilidade para o município. É um projeto fantástico, que mudou a nossa vida", afirma Valmira Lopes de Souza, participante e uma das coordenadoras do grupo. Ela também é secretária da Rede de Produtoras da Bahia, que hoje conta com 50 empreendimentos. Recentemente, este e outros grupos criaram o Fórum de Mulheres do Semiárido Baiano. A proposta é discutir com setores municipais, estaduais e federais a captação de recursos para o desenvolvimento da região.

Com a interrupção do apoio da Petrobras, o Mãos que Trabalham chegou ao fim. O Mulheres de Fibra, no entanto, é a prova de que iniciativas como essa podem significar um recomeço na vida de brasileiros como Valmira. "Continuaremos nosso trabalho, com certeza, com garra e determinação. Cada uma nós tem tido a chance de realizar sonhos e projetos e isso comprova que, com apoio e integração, podemos vencer."

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334