resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Capa - Tudo para crescer - Condições são favoráveis. País tem que aproveitar oportunidades

2010 . Ano 7 . Edição 58 - 26/02/2010

A hora e a vez do Brasil

O Brasil vive umas das melhores fases de sua história, com perspectiva de um longo período de desenvolvimento. Estudo do Ipea indica que será possível erradicar a pobreza extrema até 2016. Há muito o que fazer internamente, mas as principais dúvidas vêm do exterior: as economias centrais continuam patinando, o Brasil perdeu mercado de produtos industrializados, a China só importa commodities, e uma nova crise internacional, como a iniciada em 2008, pode por tudo a perder

Gilson Luiz Euzébio - de Brasília

Um país rico, desenvolvido, com justiça social. Assim pode ser o Brasil em poucos anos, se souber aproveitar as oportunidades atuais e seguir o caminho do crescimento econômico com distribuição de renda e combate às desigualdades regionais e sociais, eliminação da miséria e geração de oportunidades para todos. As condições são as melhores possíveis: o País sofreu os impactos da crise dos Estados Unidos, iniciada em 2008, mas saiu fortalecido, retomando a trajetória de crescimento temporariamente interrompida pelo estouro do mercado financeiro internacional. Com políticas fiscal e monetária expansionistas, o Brasil amenizou os impactos da crise, robusteceu o mercado interno e superou a fase de adversidades sem descontrole da inflação e da dívida pública. Agora está pronto para trilhar o caminho para a superação de tantas mazelas que atingem a população.

É um momento sem paralelo na história do País, concordam diretores do Ipea. "As perspectivas são as melhores possíveis: crescimento econômico em torno de pelo menos 5% em 2010, engrenando com uma sequência de crescimento dessa ordem ou acima disso", comenta Mário Theodoro, diretor de Estudos, Cooperação Técnica e Políticas Internacionais (Dicod). "Se levarmos em conta que em 2009 não crescemos nada e geramos um milhão de empregos formais, com o crescimento vigoroso deste ano a geração deve chegar a um patamar bem signifi cativo. Alguns falam em dois milhões de empregos. É possível que seja isso. Se for, vamos entrar num ciclo de geração de emprego formal como nunca tivemos antes", acrescenta.

Desde 2005, o Brasil já vinha numa rota de crescimento econômico com desenvolvimento social, lembra João Sicsú, diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicos (Dimac). A rota foi interrompida em 2009 pela crise internacional, mas o desempenho "não foi tão ruim" devido à ação do governo. Agora, o País retoma o rumo. "Precisamos da continuidade desse projeto de desenvolvimento no qual o Estado tem um papel claro de liderar o crescimento com desenvolvimento social. Depende agora da reprodução desse projeto nos próximos anos", afirma Sicsú. Nesses últimos anos, o País acordou para a necessidade de crescimento. Mas é preciso atenção especial aos juros e ao câmbio, adverte Sicsú. A taxa de juros tem que ser mantida em patamar mediano, para não abortar o processo de crescimento, e o câmbio tem que ser mais competitivo, para estimular as exportações de produtos com maior valor agregado. Ao mesmo tempo, o País deve investir no desenvolvimento científico e tecnológico. As indústrias de produtos de alta tecnologia, diz ele, alcançam lucros extraordinários: com o lançamento de novos produtos, elas obtêm grandes lucros até que os concorrentes desenvolvam produto semelhante.

Mas o Estado tem que estar presente, definindo políticas e orientando a produção. O crescimento da economia brasileira, lembra Sicsú, apoia-se acertadamente na ampliação do mercado interno, embora não desconsidere a importância das exportações. "Tivemos um período muito virtuoso nos últimos cinco anos, com crescimento econômico acompanhado por taxa de inflação baixa, ampliação do investimento e das políticas sociais, combinando com ampliação do mercado interno", acrescenta Jorge Abrahão, diretor de Estudos e Políticas Sociais (Disoc). Ao ampliar o mercado interno, destaca ele, o Brasil "acabou gerando um crescimento muito favorável aos mais pobres", com redução das desigualdades e melhora no bem-estar das famílias.

"É um fenômeno interessante que a gente não viveu antes, que é o consumo de massa, o ideário da esquerda", comenta Márcio Wohlers, diretor de Estudos e Políticas Setoriais, Inovação, Produção e Infraestrutura (Diset). "O mercado interno foi o grande motor que segurou nosso crescimento pouco acima de zero (em 2009). Isso é uma coisa inusitada no Brasil: a força do mercado interno foi capaz de contrarrestar uma perspectiva de recessão muito grande", acrescenta Mário Theodoro. Como o País ainda tem uma distribuição de renda muito perversa, existe um campo muito grande para se avançar na área da demanda interna, diz ele.

Para Theodoro, a erradicação da pobreza é condição indispensável para o desenvolvimento: "Temos que avançar principalmente na questão social, na distribuição da renda, de ativos e riquezas, para que a gente possa não só virar um país rico, mas um país desenvolvido. A índia é um país rico, a China é um país rico. Mas não se pode falar em país desenvolvido, porque a miséria e a pobreza existem nesses dois países como existem no Brasil. Quando se fala em país desenvolvido estamos falando de países que conseguiram que sua população tivesse um nível de qualidade de vida que nós não temos ainda. O grande desafio que nós temos não é econômico, é social."

A superação das desigualdades regionais e sociais, para Liana Carleial, diretora de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (Dirur), exige uma profunda revisão institucional e das políticas vigentes, incorporando uma nova visão sobre desenvolvimento regional. "Nós estamos num momento muito importante para a instalação de um novo processo, de programas e políticas de redução das desigualdades regionais", afirma. "Não se pode mais acomodar com projetos que reforçem apenas a estrutura de renda local. A perspectiva é que, nas regiões mais deprimidas, haja investimentos que rompam com essa estrutura", diz. As políticas adotadas até hoje, segundo ela, reforçaram as desigualdades: a propriedade do capital investido na Zona Franca de Manaus e no Nordeste, por exemplo, continua em São Paulo. "A indústria é central no processo de desenvolvimento de qualquer país, sobretudo nos subdesenvolvidos. Isso não significa que tenha que estar localizada exclusivamente em São Paulo", critica. Uma nova política, na visão de Liana Carleial, deve desenvolver a cadeia produtiva no local, gerando empregos de qualidade e renda. Assim, será possível reduzir as desigualdades e combater a pobreza. Por exemplo, no Nordeste, é possível ampliar os efeitos positivos dos investimentos que estão sendo realizados em Ipojuca (PE), em torno da Refinaria Abreu Lima; já na região Norte, é possível também adensar as cadeias produtivas da eletro-eletrônica e do automotivo de duas rodas que existe em Manaus.

De acordo com o estudo Pobreza, desigualdade e políticas públicas, do Ipea, o Brasil poderá eliminar a miséria extrema até 2016. "Se em 2008 a taxa de pobreza absoluta era de 28,8%, em 2016 pode chegar a 4%.

Da mesma forma, a pobreza extrema pode ser reduzida a 0%", afirma Marcio Pochmann, presidente do Ipea. Mas acabar definitivamente com a pobreza é tarefa que nem os países desenvolvidos conseguiram, ressalva. No estudo, o Instituto afirma que o Brasil tem agora a oportunidade histórica de erradicar a pobreza extrema e reduzir as desigualdades sociais. A projeção pressupõe a continuidade do mesmo ritmo de melhorias sociais dos últimos cinco anos, como preveem os diretores do Ipea.

A trajetória de desenvolvimento, para Sicsú, já estava traçada quando surgiram boas notícias, como a descoberta de petróleo na camada do pré-sal e a confirmação da realização da Copa do Mundo e da Olimpíada no País. "O pré-sal é um bônus que o Brasil ganhou e que pode ajudar o País a dar um grande salto. Mas independente do présal, a situação ímpar já estava caminhando para o desenvolvimento", afirma.

Embora a situação interna seja promissora, uma nova crise internacional pode atrapalhar os planos do Brasil. No contexto internacional há ainda muitos desafios, alerta Márcio Wohlers. "Hoje temos mudanças em grandes paradigmas", explica. O primeiro deles é a ascensão da China à potência mundial e a competição de seus produtos, favorecidos pelo câmbio e condições precárias de trabalho. Em segundo lugar em a questão energética, seguida das questões ambientais e climáticas. "Três grandes rupturas já estavam se anunciando no início do século, a ruptura chinesa, a ruptura energética, a climática", afirma ele, lembrando que ainda há os desafios da regulação do sistema financeiro internacional. Mário Theodoro lembra que não houve qualquer reordenamento do sistema financeiro depois da crise: "Nada foi feito no sentido de modificar estruturalmente as regras do jogo, as regras do capital internacional. Significa que não temos nenhum sinal de que não possa acontecer novamente alguma crise, talvez não tão aprofundada como essa da subprime".

A União Europeia já vem enfrentando dificuldade com a crise na Grécia, Portugal e Espanha. Nos Estados Unidos, o governo gastou trilhões de dólares para socorrer bancos e empresas, a fundo perdido. O rombo vai aparecer nas contas do governo. "É uma bomba relógio", reconhece Mário Theodoro. Mas os Estados Unidos contam com duas vantagens: a disposição dos agentes econômicos de evitar a explosão da bomba e a máquina de imprimir dólar, a moeda internacional.

O cenário pós-crise coloca vários desafios. "Todos os países vão ter que enfrentar essas rupturas de acordo com seu nível de inserção internacional, de industrialização e de inserção geopolítica, e com seu desenvolvimento tecnológico e científico", ressalta.

No caso da energia, o Brasil tem uma matriz energética limpa, com 48% de energia renovável, lembra Liana Carleial. A Dirur, segundo ela, trabalha num projeto sobre a possibilidade de ampliar a matriz energética nas regiões Norte e Nordeste, com o uso de energia eólica, solar e das ondas do mar em complementação à energia elétrica. "Estamos correndo atrás desse modelo alternativo", afirma. A matriz energética, por ser limpa, não será restrição ao crescimento econômico. "Nosso problema é o desmatamento, e as metas estão sendo monitoradas. E existe um compromisso do Brasil de reduzir o desmatamento, é um compromisso voluntário porque o Brasil não é obrigado a tê-lo", comenta.

Márcio Wohlers explica que Estados Unidos e América Latina eram os principais compradores de produtos industrializados do Brasil. Na crise, os mercados compradores de produtos acabados encolheram e o Brasil compensou essa perda com aumento das exportações de commodities, especialmente para a China. "O Brasil saiu bem da crise econômica, porque é fornecedor da China, e tem uma diversificação de commodities muito forte, é um seleiro mundial, tem uma diversificação agrícola muito forte e tem produtos que a China demanda fortemente, tipo minério de ferro e soja", pondera. A situação hoje, explica ele, é que as empresas voltadas para atender o mercado interno estão reagindo bem, mas as exportadoras ainda estão esperando para saber o que vai acontecer: a China está deslocando o fluxo de comércio da América Latina e a crise na Europa e nos Estados Unidos ainda não está superada.

"Até agora o Brasil teve possibilidade de ter política anticíclica e social muito firme, o mercado interno respondeu muito bem e as empresas que têm no mercado interno uma orientação de estratégia de vendas estão reagindo", afirma. O fato é que o cenário externo ainda é preocupante. "O Brasil está tentando uma estratégia de integração com cadeias produtivas da América Latina, mas muito devagar. O Mercosul ainda é uma situação desajustada, a Argentina não se pôs nos trilhos, seja política seja economicamente, a Venezuela está em situação ruim com a queda do preço do petróleo", relata.

A retração dos mercados tradicionais e o tipo de relação comercial com a china podem ter consequências negativas para o Brasil. "O risco do Brasil é se transformar numa economia meia-boca: não temos os melhores automóveis do mundo. Então, ficamos com bens duráveis de consumo que não acompanham uma ponta do desenvolvimento tecnológico", prevê Divonzir Gusso. Os automóveis produzidos no Brasil, exemplifica ele, usam componentes tecnológicos produzidos no leste europeu. Com a expansão da classe C, a indústria é estimulada a investir na produção de bens de consumo menos sofisticados. Assim, a indústria não tem qualquer estímulo para investir em tecnologia e inovação. "Na incerteza, as empresas cortam os projetos inovadores. Mesmo que tenha dinheiro para inovar, a empresa vai inovar para vender para quem?" ressalva Márcio Wohlers. Soma-se a isso que a situação é mais cômoda para a indústria: direciona sua linha de produção para produtos menos sofisticados, que têm mercado garantido, sem qualquer esforço de inovação. "O Brasil é hoje um polo de produção automobilística para América do Sul por decisão das multinacionais", destaca o diretor. "Talvez o mais seguro que se possa dizer em relação aos próximos anos é que o Brasil vai continuar, sim, a ser um grande fornecedor de alimentos para o mundo", afirma Divonzir Gusso.

Círculo virtuoso - A expectativa é que o mundo entre em um novo ciclo de crescimento. "Não vamos crescer sozinhos, mas nós cresceremos mais porque saímos na frente. A perspectiva é que o mundo também entre num movimento virtuoso e que o comércio internacional ganhe de novo vigor, robustez", comenta Mário Theodoro. Nessa nova corrida, os países que "conseguirem equacionar uma boa política industrial, uma boa política de C&T vão estar na frente". O Brasil tem uma experiência de sucesso na área aeronáutica, a Embraer, e domina o setor na América Latina. "Se conseguimos isso na indústria aeronáutica, podemos conseguir em outras áreas. Basta vontade política", afirma.

Para aproveitar essa nova fase, o País terá que adotar algumas medidas, adverte. "Uma das coisas importantes é uma política industrial, porque o que está acontecendo é que nosso crescimento está cada vez mais se dando a partir dos serviços e da produção agroindustrial, principalmente para exportação. Nossa pauta de exportação está perdendo dinâmica nas vendas de industrializados, e ganhando nas exportações de commodities, o que não agrega muito valor às exportações e não gera muito emprego. O que tem gerado emprego é a demanda interna", comenta. Ele sugere a adoção de uma política de financiamento de plantas industriais, com apropriação de ciência e tecnologia para melhorar a qualidade do crescimento econômico. "Nós temos vento em popa, mas precisamos direcionar o vento de forma a ganhar maior velocidade", diz. A política industrial, ressalta ele, tem que estar dentro de um projeto de desenvolvimento, em elaboração pelo ministro Samuel Pinheiro Guimarães, da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE). O Brasil precisa também ser mais seletivo com o capital externo, priorizando a entrada de investimentos de longo prazo. "Temos toda condição disso agora, demos mostra para o mundo que nossa economia é estruturada, nossos fundamentos econômicos estão bem embasados", afirma.


Reindustrialização necessária

O Brasil precisa adotar um novo modelo de desenvolvimento regional, com investimentos em cadeias produtivas que transformem a realidade local. "A questão regional no Brasil sempre foi vista como uma questão de vocação que se transforma em potencialidades. Esse modelo, do nosso ponto de vista, está esgotado, ele consolida uma divisão do trabalho interregional que favorece as regiões mais desenvolvidas", afirma Liana Carleial, lembrando que vários estudos demonstram que as políticas adotadas até hoje contribuíram para a concentração da riqueza. "A estrutura, tal como está, ela referenda, reforça, apoia a divisão interregional do trabalho que favorece o centro hegemônico em São Paulo", alerta. O novo modelo deve se basear num programa de reindustrialização do País, que vendeu, a partir de 1990, grande parte das empresas nacionais ao capital estrangeiro, no processo de internacionalização da economia.

"A decisão das multinacionais não está presa aos interesses da economia brasileira e sim aos de seus países de origem e de sua posição no mercado mundial", lembra. A nova política deve recuperar os elos da produção industrial, que foram destruídos com a globalização, e promover o desenvolvimento tecnológico. "Para nós, o importante é que se modifique as estruturas produtivas. Tem que ter estruturas produtivas nas regiões mais deprimidas como Norte e Nordeste diferentes das que temos", diz. "É preciso construir um programa de reindustrialização para o País, que privilegie as necessidades regionais, e criar mecanismos de estímulos para que as empresas instituam sede de projetos e desenvolvimento de produtos localmente/regionalmente, por mais simples que sejam esses projetos e esses produtos", acrescenta.

O Brasil vive atualmente "um importante ciclo de investimentos, como os do PAC mais os investimentos na área de petróleo e gás, papel e celulose, siderurgia, automotivo". Mas eles não podem se esgotar nessa primeira fase. Precisam ser completados com outras iniciativas que gerem oportunidades de ocupação e renda, no local, de forma a reduzir as desigualdades. "No caso do petróleo e gás, pode se pensar em complementação via fertilizantes, via metalmecânica, metalurgia", sugere. "Nossa expectativa é que esse ciclo de investimentos não se esgote em si mesmo, que leve às regiões novos investimentos. Mas isso só ocorrerá se tiver de fato uma política pública negociada que faça com que o Estado, com seus instrumentos de financiamento da produção, especialmente o BNDES, exija contrapartidas das firmas", prevê. No caso do pré-sal, Márcio Wohlers cita que a Petrobras vem estimulando empresas nacionais a desenvolver equipamentos e produtos para a exploração das novas reservas de petróleo.

Rompimento - Os novos investimentos têm que romper com a estrutura de renda local. "Isso significa que o Ceará não vai ser salvo pelo caju nem o Maranhão e o Piauí pelo babaçu. Tem que ter investimentos que tragam novos padrões tecnológicos para essa região", defende Liana Carleial. O Brasil deve usar a rede de escolas técnicas, os Ifet e Cefet, que cobrem praticamente todo o território nacional para identificar e desenvolver o potencial produtivo de cada localidade. Tais Instituições também poderão contribuir muito para deslanchar um conjunto de investimentos de maior conteúdo tecnológico, através de projetos que estão sendo incubados; ou ainda, constituir novos projetos com esse intuito. Neste caso, é fundamental maior aproximação entre firmas, escolas técnicas e universidades. "A universidade tem que ampliar ainda mais o seu papel, a sua maneira de enxergar a sua inserção na região, a sua perspectiva de lidar com os problemas regionais", recomenda. Isso exige o início de uma reformulação no sistema de avaliação das universidades: hoje elas são avaliadas com base na produção acadêmica strictu sensu, mas a avaliação deveria privilegiar também a extensão voltada para resolver problemas locais, ligados à indústria, ao comércio e aos serviços.

"Temos necessidade também de ter uma política pública negociada e isso exige novas institucionalidades, como por exemplo, a criação de instrumentos institucionais que exijam a contrapartida das empresas. É quase um caminho sem volta, porque nós não temos alternativa. Não podemos deixar, pensando o País a longo prazo, as decisões de localização, de padrão tecnológico, de sede de projeto, desenvolvimento de produto, tudo na mão de empresas multinacionais que estão aqui localizadas. Nós precisamos tirar partido da estrutura produtiva que existe", argumenta.

A falta de política de desenvolvimento, segundo ela, desencadeou a guerra fiscal no passado recente: "Na ausência dessa política, os estados passaram a se digladiar para atrair investimento. Esse tipo de ação ou de antipolítica já mostrou seus efeitos negativos."

Cidades - A questão urbana é outro assunto que terá que entrar na agenda do País. "Talvez seja um dos maiores problemas que temos hoje", comenta Liana Carleial. A urbanização no Brasil ocorreu em função de processos migratórios e ocupação desordenada do solo. "Temos hoje mais de 80% da população morando em áreas urbanas, aproximadamente 45% morando em metrópoles", informa. É uma questão que envolve mobilidade urbana, saneamento, emprego, renda, estrutura produtiva, regularização do uso do solo urbano e também o meio ambiente.

"A questão ambiental também está presente nas metrópoles", afirma. Há hoje um consenso mundial sobre a necessidade de incorporação da sustentabilidade no processo de desenvolvimento, levando em conta as variáveis econômicas, políticas e sociais. "É uma questão que não dá mais para adiar", comenta. Isso significa que o Brasil terá que pensar o desenvolvimento levando em conta as possibilidades e limitações dos biomas, da biodiversidade. "A minha expectativa é que a questão ambiental seja de fato incorporada em todas as propostas", diz.


China, agressividade que assusta

A crise econômica colocou um novo protagonista no cenário mundial, a China. Com seu porte gigantesco e uma agressividade de romper padrões, a China causa apreensão: com sua ascensão, a economia internacional passa da unipolaridade para a bipolaridade: os Estados Unidos dividindo a liderança com a China. Mas o novo líder só quer importar bens primários e vender produtos industrializados; e concorre no mercado internacional com câmbio desvalorizado e desrespeito a princípios consagrados em outras nações. "A China é um grande parceiro do Brasil, mas é um parceiro que nos força a vender commmodities e menos produtos que incorporem tecnologia. É bom parceiro até certo ponto. É um parceiro que não quer dividir nem negociar política industrial. É um problema", reconhece Mário Theodoro, diretor do Ipea. "A ruptura chinesa bota um bocado de risco. No curto prazo, inclusive", afirma Divonzir Arthur Gusso, técnico de planejamento e pesquisa do Ipea.

Como grande consumidora de aço, petróleo e commodities, a China continua a ser uma oportunidade para o Brasil. Mas os chineses mantêm a moeda local, o yuan, desvalorizada. "Isto está significando que ela consegue botar um crescimento lá em cima às custas do resto do mundo", afirma o técnico. "A China faz uma política agressiva de desvalorização de sua moeda em relação ao pacote de moedas internacionais de forma que, além de ser uma potência industrial, ela também tem o up grade dado pela política de desvalorização", diz Mário Theodoro. "É uma rasteira que a China está passando nos países, principalmente em países como o Brasil", denuncia Gusso.

Com câmbio desvalorizado, fica difícil competir com os produtos chineses, e o risco de haver outro baque financeiro aumenta - uma queda brusca no crescimento chinês deixaria o Brasil e outros países em situação difícil. Além do câmbio, a China reduz custo de produção com desrespeito ao meio ambiente e aos direitos básicos dos trabalhadores. Embora tenha se desenvolvido tecnologicamente, "a vantagem competitiva deles não é uma vantagem tecnológica", afirma Gusso.

Com essas condições, comenta Gusso, a China atrai as grandes multinacionais, que levam seus centros de produção para o país, e passa a atrair boa parte do fluxo de capitais do mundo. "Argentina, Chile, Peru, que são parceiros brasileiros, estão comprando produto chinês que está muito mais barato. Enquanto o real está valorizado em relação ao dólar, o yuan está desvalorizado. Isso dá uma vantagem de competição enorme aos produtos chineses. Esta é uma das grandes chaves da economia mundial", comenta. É uma questão que preocupa também os Estados Unidos e a União Europeia. Assim que a Europa se recuperar, sua prioridade será o leste europeu, e não a compra de produtos brasileiros: "A gente perdeu muita receita de exportação e não vai recuperar. Perdemos na América Latina por causa da competição do produto chinês, e na Europa e Estados Unidos por causa da queda de demanda", afirma.

A estratégia é agressiva, mas ao mesmo tempo impõe algumas amarras à China: o país está cada vez mais inserido no sistema econômico mundial e financia o déficit de outros países, principalmente dos Estados Unidos. "À China não interessaria nunca a quebra dos Estados Unidos, porque uma grande parte de suas reservas é dólar. Se em algum momento esse superávit se tornar insuportável do ponto de vista do contexto internacional, vai ter uma concertação, uma renegociação", aposta Mário Theodoro.


País recorre a artifícios na busca por matérias primas, mostra estudo

O Boletim de Economia e Política Internacional, lançado em janeiro pela Diretoria de Estudos de Relações Econômicas e Políticas Internacionais (Dicod) do Ipea, traz um estudo específico sobre a estratégia da China na relação com a África, que consiste basicamente na busca de recursos naturais sem qualquer contrapartida para a região. Na década de 1980, a China era o maior exportador de petróleo do leste asiático. Passou para terceiro maior importador. "A sede chinesa por recursos naturais não ficou restrita ao petróleo: entre 1990 e 2005, a participação combinada da China no consumo mundial de alumínio, cobre, níquel e minério de ferro saltou de 7% para mais de 20%", relata o artigo de André Gustavo Miranda Pineli Alves, técnico de planejamento e pesquisa da Dicod/Ipea.

Tudo devidamente integrado ao plano de desenvolvimento do país, ao qual se subordinam as relações internacionais. "Dada à necessidade crescente de matérias primas, as empresas chinesas, em sua maioria estatais, passaram a correr o mundo atrás de contratos de exploração e fornecimento com Estados produtores (...), lançando mão de artifícios diversos como a oferta de crédito de longo prazo, o cancelamento de dívidas, oferecimento de ajuda humanitária e investimentos em infraestrutura", relata o estudo. Em compensação, ressalta Pineli, o apoio dos países africanos tem livrado a China das tentativas do Ocidente de penalizar o país por desrespeito aos direitos humanos.

Aliás, a política externa chinesa nem considera questões como direitos humanos e outros valores universais. Baseado no princípio de não interferência nos assuntos internos de outros países, a China não deixa de fazer negócio com um país acusado de desrespeito aos direitos humanos ou de corrupção. Com isso, as empresas chinesas levam vantagem em mercados nos quais as empresas do ocidente são desestimuladas ou mesmo impedidas de atuar. Pineli Alves cita como exemplo o Sudão: por causa dos conflitos e de suspeita de contribuição com o terrorismo, os governos dos países ocidentais incentivaram sua empresas a sair do Sudão. "Com a saída de grupos ocidentais (...), o terreno ficou livre para a entrada das petrolíferas chinesas que, juntamente com as indianas e malaias, rapidamente ocuparam o espaço". Em 2005, a China já era o maior investidor no país africano.

Além de não considerar os valores ocidentais, a China investe por meio de empresas estatais, que não precisam ser lucrativas. Assim, elas podem ser mais agressivas e vencer os concorrentes, oferecendo financiamento de longo prazo em troca de garantia de fornecimento das matérias primas que a China precisa. Os investimentos chineses na África, na visão do autor, não contribuem para o desenvolvimento do continente: o trabalho é feito com mão de obra chinesa (remuneração baixa e alta carga de trabalho), os materiais são importados da China para garantir a demanda da cadeia produtiva, e os empréstimos são condicionados à contratação de empresas chinesas.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334