resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Infraestrutura - Integração da América do Sul - Plano prevê interligação de transportes entre os países

2010 . Ano 7 . Edição 58 - 26/02/2010

Brasil investe em projetos de interligação com países vizinhos. Unasul incorpora plano multilateral para infraestrutura comum na região, que prevê mais de 500 obras

Márcio de Morais - de Brasília

O Brasil tem dado passos importantes para integrar sua infraestrutura de transportes à dos outros países da América do Sul, com o objetivo de criar novos canais para o escoamento da produção nacional a custos mais baixos. Mas a integração da infraestrutura nos 12 países da região deve ganhar impulso nos próximos anos. É que a União dos Países da América do Sul (Unasul) incorporou, no final do ano passado, o plano multilateral denominado Iniciativa de Integração da Infraestrutura Sul-americana (Iirsa) com previsão de investimentos de US$ 74,5 bilhões.

"O grande sonho é transformar a Unasul numa integração geral, não só aduaneira e comercial", afirma o representante brasileiro na Iirsa e secretário de Investimento Estratégico do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Afonso Almeida, recorrendo ao exemplo da Europa, unificada após meio século de preparativos. No caso da América do Sul, o processo ganhou uma espinha dorsal, com a aprovação do plano de integração. A incorporação traduz a concordância dos doze países em implementar políticas públicas internas com o objetivo de convergir os setores de transportes (rodoviários, aquaviários e aeroviários), energia e telecomunicações, oferecendo instalações físicas, condições técnicas e capacitação profissional para caminharmos para um continente sem fronteiras, como na Europa. A Iirsa foi criada há 10 anos, mas somente a partir de 2007 começou a executar projetos.

Oposição - Para o presidente da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Rodrigo Otaviano Vilaça, "não há ainda produção econômica suficientemente capaz de justificar o investimento ferroviário do Brasil em direção aos países do Oceano Pacífico". Em debate sobre a integração, promovido pela Comissão de Infraestrutura do Senado no final do ano passado, Vilaça propôs que o Brasil priorize a solução dos seus próprios problemas setoriais. Por isso, defendeu uma cronologia para o processo de integração. "O País (Brasil) deveria preocupar-se, em primeiro lugar, com investimento em suas necessidades", disse, enfatizando, no entanto, a importância do desenvolvimento futuro de corredores multimodais de transportes, em eixos multinacionais que reconheçam a logística e o potencial produtivo das regiões de cada lado da fronteira. Para que isso ocorra no segmento ferroviário, no entanto, será preciso, segundo ele, homogeneizar as condições técnicas e regulatórias de todos os países, com a adoção de regulamentação transnacional única e malha internacional de padrão tecnológico semelhante e compatível.

Segundo Vilaça, um dos maiores obstáculos à integração ferroviária é a variedade de bitolas (sete) nos países sulamericanos e da América Central. Para Vilaça, isso impede o uso de conteiners por impor a necessidade de transbordos da carga. As diferentes bitolas remontam, segundo ele, ao período de implantação das ferrovias em toda a região pelos ingleses, ainda no século XIX, medida que teve como objetivo inviabilizar o comércio dentro do continente

Recursos - A Iirsa administra uma carteira com dois blocos de projetos desenvolvimentistas eleitos pelos 12 países-membros, ao custo estimado de US$ 74,5 bilhões: o primeiro, com 510 projetos; e outro, com 31 projetos a serem concluídos até o final do ano. Desses 31 projetos, dois foram concluídos pelo Brasil, 19 estão em execução e outros 10 ainda estão em preparação, de acordo com o último balanço do Ministério do Planejamento. O relatório informa que, dos projetos que integram o bloco maior, 396 serão financiados pelos tesouros nacionais, no valor de U$ 36,8 bilhões. Outros 62 serão feitos por meio de parcerias público-privadas (PPP), no valor de U$ 23,4 bilhões; 52 são exclusivamente privados, no valor de U$ 14,4 bilhões.

Mas ainda há inúmeras pendências, como a própria desigualdade de desenvolvimento econômico e social dentro da região. Há dúvidas, por exemplo, sobre a participação de cada país no financiamento dos investimentos. Outra questão é a cobrança de pedágios para recuperar o valor investido.

Machado relata que, em uma reunião da Unasul, Evo Morales, presidente da Bolívia, reclamou que o corredor Chile-Brasil só teria como finalidade trazer produtos chilenos para o Brasil e brasileiros para o Chile. "(Os bolivianos) vão cobrar por isso", confirma Machado. "Eles estão com toda razão", reconhece o técnico do governo brasileiro. De fato, a única coisa que a Bolívia teria para vender para os dois vizinhos seria energia em forma de gás, o que já faz por meio de gasoduto construído pela Petrobras.

Problemas como esses são apontados como obstáculos à implementação do plano Iirsa. Embora diversos dos projetos requeiram contrapartida dos vizinhos para que possam se realizar e cumprir o papel de integrar países, só o Brasil tem honrado com presteza a sua parte. "As duas únicas obras da Iirsa completas foram feitas no Brasil: a ponte Assis Brasil, na fronteira do Acre com o Peru; e a do rio Tacutu, na divisa Roraima/Guiana", informa Afonso Almeida. Para ele, a prontidão brasileira em atender a Iirsa deve-se à incorporação de vários dos seus projetos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), principal política pública de investimentos adotada pelo governo Lula. "É o que faz com que o Brasil tenha liderança no quesito execução (das obras de integração)", reconhece.

A expectativa é que o corredor até a Guiana estimule o turismo e a produção de grãos no Amapá. Já a ponte Assis Brasil cumpre papel estratégico de criar acesso rodoviário do centro-sul ao extremo oeste do País, pois incluiu no seu planejamento a execução de vários trechos da BR 364 e 370. Isso permite ir de São Paulo e Minas à divisa entre Acre e Amazonas, uma das regiões nacionais mais remotas e isoladas dos centros econômicos.

O economista e coordenador de Desenvolvimento Urbano do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Bolivar Pêgo, observa que há aspectos a serem considerados na execução da Iirsa, da qual foi colaborador no período de formatação da proposta de sua criação. O primeiro é econômico: a abertura do acesso ao mercado asiático pelo oeste, por meio dos portos do Oceano Pacífi - co, localizados no Chile, Peru, Equador e Colômbia. Essa medida pode viabilizar ganhos de escala, reduzir custos e tornar o Brasil mais competitivo na Ásia, embora subverta a tradição brasileira de só se relacionar com o mundo pela costa leste. O segundo aspecto é humanitário e social. "Se o nosso vizinho está mal, isso nos afeta. Por que não fazer um esforço para ajudá-lo a melhorar seu padrão e bem-estar? Isso também nos afeta e promove a melhoria da autoestima nacional", justifica Pêgo. O fato é que não dá para esperar que os vizinhos melhorem de condições para iniciar os projetos, afirma Machado: "Se fôssemos esperar que os outros países obtivessem o nosso mesmo nível (de desenvolvimento), qual seria o próximo passo? Construir um muro entre nós?"

O projeto de integração tem ainda importância estratégica para a região: com a logística integrada, há o fortalecimento do conjunto dos países em condições mais hegemônicas e homogêneas. "A dimensão do Brasil, historicamente, impõe-nos uma responsabilidade maior na condução do processo de integração. O nosso desenvolvimento econômico é benéfico para toda a região, pois o Brasil é indutor do crescimento econômico sul-americano. Cabe à nossa diplomacia mostrar que isso contribui para o progresso regional de forma decisiva", refl ete o senador Fernando Collor, presidente da Comissão de Infraestrutura. "É como fala o presidente Lula: falta generosidade (na abordagem meramente econômica da questão)", acrescenta Machado.

Collor alerta, no entanto, para a necessidade de o País observar rigor e firmeza nas ações de integração, por temer o uso indevido e mesmo medidas abusivas, com objetivos políticos, para acomodar situações ultrafronteiriças. "O Brasil não pode aceitar o uso político de reivindicações relativas à integração. A sobretaxação de produtos (exportados daqui para os vizinhos) deve ser evitada por negociações e, quando não resolvida pela via diplomática, deve ser objeto de atitude firme, chegando a retaliações e sanções", defende o senador.

Para ele, a integração tem que se assentar no princípio da reciprocidade. "As assimetrias devem ser resolvidas por políticas compensatórias do Estado brasileiro, ou multilaterais, e não podem ser objeto de pressões políticas", insiste. Mas Collor é favorável aos investimentos em integração e considera o Brasil preparado para a empreitada, sob aspectos técnicos e econômicos - nosso País pode contar até mesmo com o pré-sal para ungir a integração com recursos em abundância.

No entanto, o senador reconhece haver carência de estruturas administrativas e de recursos humanos brasileiros para atuar no projeto. Collor afirma que detectou essas carências nas audiências da Comissão de Infraestrutura. Por isso, ao elaborar a agenda 2009/2015 da comissão, estabeleceu um novo ciclo de debates para este primeiro semestre baseado no tema "recursos humanos para inovação e competitividade". Para ele, é injustificável, por exemplo, o adiamento da instalação do Conselho Nacional de Integração de Políticas de Transporte (Conit), criado pelo próprio governo para propor políticas nacionais de integração dos diferentes modos de transporte de pessoas e bens.

Retorno - Alguns projetos podem efetivamente não ter retorno econômico, mas são fundamentais para a integração. "Você vê alguma chance de ser econômica uma rodovia como a que liga Cruzeiro do Sul a Rio Branco (ambas no Acre), de mais de R$ 1 bilhão? (A rodovia) é para integrar o povo brasileiro ao Brasil", defende Afonso Almeida. Trata-se de um trecho de quase 700 quilômetros de asfalto no coração da selva amazônica, na BR 364, no âmbito dos planos da Iirsa, em fase de execução. Para ele, o Estado brasileiro tem de assegurar a oferta não só de saúde e educação à população acreana, mas também "acesso ao resto do País".

"Nós somos a favor da integração de per si, independente de qualquer outra coisa; outros só pensam economicamente", comenta Afonso Almeida. Não é esse o caso da rodovia BR 282, que liga Santa Catarina à fronteira com a Argentina, e vai criar condições para a implementação de um corredor de Florianópolis a Missiones. Com mais 40 quilômetros na parte da Argentina, será possível interligar com a malha rodoferroviária argentina, que se interliga à do Chile e à rodovia Panamericana, com acesso a todo o continente sul-americano.

"No PAC, fizemos questão de chegar lá (em Missiones) para forçar a Argentina a fazer aqueles 40 quilômetros", enfatiza Machado, que projeta a construção no local de uma nova ponte entre os dois países, como última etapa para concretização do corredor. "Há uma interdependência nas soluções entre os gargalos nacionais e os da integração, especialmente nas regiões e estados fronteiriços", observa Collor. Ele diz que comunga com o fundador da Valec - Engenharia, Construções e Ferrovias, Paulo Augusto Vivacqua, a proposta de investimentos de integração em duas frentes, "uma formada pelas cidades costeiras, delegando-se poder político e administrativo às cidades portuárias em relação aos terminais e à navegação de cabotagem; e, outra, relacionada com a agricultura, caracterizada pela dinamização do transporte ferroviário e hidroviário interior".

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334