resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
SAE - Novo comando - Embaixador Pinheiro Guimarães assume cargo de ministro da Secretaria

2009 . Ano 7 . Edição 55 - 17/11/2009

Pinheiro Guimarães no comando da SAE

Embaixador assume a Secretaria de Assuntos Estratégicos com a atribuição de elaborar planos de longo prazo para o Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu posse, no dia 20 de outubro, ao embaixador Samuel Pinheiro Guimarães no cargo de ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE). A secretaria estava sob o comando interino de Daniel Vargas desde a saída de Mangabeira Unger, em junho. A atribuição dada ao embaixador, até então secretário geral do Ministério das Relações Exteriores, é pensar o Brasil do futuro. "Gostaria que fosse trabalhado, com muita inteligência, um esboço daquilo que a gente quer construir para quando completarmos 200 anos de independência", recomendou Lula durante a concorrida cerimônia de posse de Pinheiro Guimarães, à qual compareceram inúmeras autoridades. Em 2022, será o segundo centenário da independência.


"É preciso pensar a estrutura do Estado, em como modernizar o funcionamento da máquina, porque fomos criando uma quantidade de teias de aranha, de embaraços, que ainda hoje sentimos dificuldades", disse Lula. O presidente lembrou que o Brasil tem que se preparar para sediar diversos eventos esportivos internacionais nos próximos anos - Jogos Militares (2011), Copa das Confederações (2013), Copa do Mundo (2014) e Olimpíadas (2016) ? e reafirmou a intenção de lançar um novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para o período de 2011 a 2015.

Um dos principais desafios do novo ministro será elaborar um plano de desenvolvimento da Amazônia. Seu antecessor, Mangabeira Unger, junto com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, concluiu o Plano de Defesa Nacional, mas a questão da Amazônia ficou pendente. "A tarefa é difícil, mas contarei com as instituições da Presidência da República para realizá-la", afirmou o embaixador Pinheiro Guimarães, um diplomata de carreira que, segundo o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, "ousou pensar o Brasil numa época em que isso não era moda", quando se acreditava que as forças do mercado resolveriam todos os problemas do País.

A discussão sobre o desenvolvimento da Amazônia é dominada por "paixões", segundo o presidente Lula. Uns acham que a região deve ser um santuário e outros querem desmatar. "É um tema extremamente complexo. Até hoje não se tem noção precisa de como enfrentar de fato essa situação", comentou o ministro. Ao mesmo tempo em que é preciso preservar o bioma, disse ele, também é preciso dar melhores condições de vida aos 25 milhões de habitantes da região.

Pinheiro Guimarães disse que já conhece "alguns dos projetos que vêm sendo realizados" pela secretaria à qual o Ipea é vinculado, como o de desenvolvimento do Nordeste, da Amazônia, e nas áreas de gestão pública, educação e saúde. "Terei de avaliar isso ao entrar, e conversar com os técnicos da secretaria e do Ipea também. Há um potencial humano muito grande não só na Secretaria, como no Ipea. Há talentos, economistas jovens, outros mais velhos, experientes", comentou.

O novo ministro disse que quer um grande entrosamento entre a secretaria e o Ipea, que dispõe de um quadro técnico maior do que o da própria SAE. "Espero entrosar essas duas equipes de forma muito próxima, de modo a desenvolver tudo isso que o presidente pediu" (planejamento para 2022), explicou.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334