resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Artigo - Anjo ou demônio?

2007 . Ano 4 . Edição 31 - 5/2/2007

Os impactos do comércio chinês na América Latina

por Jorge Blázquez-Lidoy, Javier Rodríguez e Javier Santiso (1)

Excepcionalmente, a íntegra do artigo "Anjou o demônio, os impactos do comércio chinês na América Latina" está disponível no endereço

as últimas décadas, a China tornou- se um protagonista econômico importante em termos mundiais. Segundo dados oficiais, em menos de vinte anos a taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) elevou-se ao extraordinário patamar de quase 9,5%(3) e sua participação no comércio mundial saltou de mero 1% para mais de 6%. Se mantiver o nível de crescimento comercial, ela será, em breve, a terceira economia mundial, depois dos Estados Unidos e da Alemanha,ultrapassando, pela primeira vez, o Japão. Em 2005, a economia chinesa ocupou o quarto lugar no ranking mundial, à frente do Reino Unido.Segundo Goldman Sachs,em 2040 a China superará os Estados Unidos como principal economia mundial (4).

Mas é possível que grande parte dessa avaliação seja demasiadamente otimista.Alguns analistas se perguntam se o crescimento da China não é impulsionado por uma bolha passageira de investimentos,enquanto outros advertem sobre a possibilidade de uma queda brusca ou expressam preocupação pela fixação do valor da moeda(5) e pelo sistema bancário chinês (6). Para outros analistas, o novo capitalismo chinês não está solidamente firmado no estado de direito, no respeito à propriedade privada e no livre mercado.

Mesmo assim, os estudos confirmam que a participação crescente da China no PIB mundial,aliada à globalização da economia, já está gerando conseqüências significativas em todo o mundo. O impacto cada vez maior da China sobre a América Latina despertou o interesse de algumas instituições importantes voltadas para a região, entre elas a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) e a Corporação Andina de Fomento (CAF).

Por um lado, o baixo custo da mão-de-obra e a conseqüente competitividade da China podem prejudicar outras economias.Por outro,seu enorme mercado interno significa uma oportunidade.A China é um anjo ou um demônio para a América Latina?

A primeira constatação é que grande parte do aumento das importações norte-americanas da China não substituíram produtos vindos do México ou da América Central (beneficiados pela proximidade geográfica),senão do Japão e de outros países emergentes. Um bom exemplo pode ser visto no mercado calçadista.No ano de 1988,quase 60% das importações norte-americanas de calçados foram provenientes da Coréia do Sul e de Taiwan, e só modestos 2% vieram da China.Em 2005,a participação chinesa foi de mais do que 70%,enquanto as importações da Coréia do Sul e de Taiwan foram insignificantes.

O surgimento comercial da China como protagonista mundial é,em muitos sentidos,excepcional por sua rapidez e vigor.A economia chinesa é muito mais aberta do que a da maioria dos países emergentes.Em 2005,a soma das exportações e importações chinesas de bens e serviços superou 70% de seu PIB,enquanto nos Estados Unidos,no Japão ou no Brasil foi de 30% ou menos do PIB (ainda que seja possível comparar a cifra da China com a de alguns países latino- americanos,como o Chile e o México,com 60% a 65% ,e também com alguns desenvolvidos, como a Espanha).

Artigo publicado originalmente na Revista de la Cepal, edição de dezembro de 2006 / Edição e tradução: Andréa Wolffenbüttel (2)

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334