resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Avaliação das obras do PAC a partir do "modelo lógico do projeto"

2010 . Ano 7 . Edição 63 - 19/11/2010

Emmanuel Carlos de Araujo Braz

O Brasil, um país continental com uma elevada concentração urbana, ocasionado pelo fluxo migratório do rural para urbano, produziu ao longo de sua história desigualdades econômicas, sociais, regionais e espaciais.

O processo de urbanização, resultante do êxodo rural que se intensificou no país a partir da década de 50, trouxe para as cidades um contingente de pessoas com baixo grau de instrução e sem qualificação profissional, em busca de oportunidades. O crescimento desordenado intensificou o processo de favelização e trouxe graves consequencias para as cidades.

A formulação de políticas públicas para solucionar os problemas originados pelo crescimento desordenado das cidades é fundamental para promoção do bem estar de sua população. Ao proporcionar moradias adequadas, em áreas dotadas de infraestrutura urbana, integradas à malha urbana, é um condicionante necessário para gerar uma sociedade inclusiva e participativa, no contexto urbano.

Apesar de estabelecido na Constituição Federal, muito brasileiros ainda não têm acesso a esse direito, sobretudo a população de baixa renda baixa, que vive em locais degradados e segregados da cidade formal.

Comprometido com o resgate da dívida social e o crescimento do Brasil, o Governo Federal tem priorizado o enfrentamento dos problemas estruturais que impedem o desenvolvimento sustentável do país implantando programas voltados a atender a essas necessidades, em especial moradia e infraestrutura urbana.

O Programa de Aceleração do Crescimento - PAC é um indutor de transformações nas cidades por meio da realização de grandes empreendimentos em assentamentos precários, que proporcionam acesso a serviços urbanos e resgatam a cidadania das famílias residentes nesses territórios.

A CAIXA, banco público, principal executor das políticas do Governo Federal, que tem por missão: "Atuar na promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do País, como instituição financeira, agente de políticas públicas e parceira estratégica do Estado brasileiro", desempenha um papel determinante para a execução e alcance dos resultados dos projetos de infra-estrutura urbana e social dos programas federais, analisando, acompanhando e supervisionando a execução dos projetos, inclusive prestando assistência técnica aos estados e municípios.

Com o objetivo de analisar a dinâmica das intervenções urbanísticas nos diversos territórios brasileiros, a CAIXA firmou acordo de cooperação técnica com o Ipea para o desenvolvimento de metodologia para avaliação de resultados e impactos das intervenções do PAC, tomando como piloto o Complexo do Alemão, no município do Rio de Janeiro, que posteriormente, será utilizado como referência metodológica para outras localidades. Assim, será possível verificar o alcance dos resultados e metas propostos para as intervenções, as modificações provocadas nas cidades e os benefícios trazidos para as comunidadesalvo dessas ações.

A construção metodológica parte da adaptação do "Modelo Lógico", que resgata a teoria do projeto orientada por resultados, partindo da investigação do problema que deu origem a elaboração das propostas estabelecidas em projetos, considerando a visão dos atores envolvidos, nas esferas política, técnica e social de modo a contemplar os diversos aspectos do problema central, bem como a validação das alternativas propostas e a mensuração dos impactos decorrentes.

O modelo prevê a coleta e análise das informações obtidas por meio de entrevistas com os formuladores e implementadores da intervenção urbanística e levantamento de documentação e dados de fontes disponíveis. Com esses elementos é construída a matriz da intervenção para identificação do problema central e fatores de contexto que motivaram o projeto e suas referências básicas, bem como a estruturação de indicadores para medir o alcance de resultados e de impactos.

A avaliação de intervenções fará parte das rotinas operacionais da CAIXA que capacitará seus profissionais em todo país para a aplicação da metodologia nas demais intervenções do PAC. Com a implantação desse projeto espera-se fortalecer a cultura de avaliação da execução das intervenções e com isso possibilitar transparência na aplicação de recursos públicos, contribuindo para a melhoria da eficiência, eficácia e efetividade das políticas governamentais.


Emmanuel Carlos de Araujo Braz é gerente nacional de planejamento e avaliação da Caixa.

Colaboraram com o artigo as seguintes funcionarias da Caixa: Anna Rita Scott Kilson, especialista em desenvolvimento sustentável; Meg Coelho Netto Galiza, gerente executiva de trabalho social; e Debora Correa Faria Lopes, técnica social.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334