resep nasi kuning resep ayam bakar resep puding coklat resep nasi goreng resep kue nastar resep bolu kukus resep puding brownies resep brownies kukus resep kue lapis resep opor ayam bumbu sate kue bolu cara membuat bakso cara membuat es krim resep rendang resep pancake resep ayam goreng resep ikan bakar cara membuat risoles
Desenvolvimento com equidade

2009 . Ano 6 . Edição 49 - 06/04/2009

Artur Henrique da Silva

Como membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social - CDES da Presidência da República, tive a oportunidade de coordenar e relatar o debate sobre o tema Desenvolvimento com Eqüidade e Responsabilidade Ambiental ao longo do ano de 2008 , enquanto o Brasil ocupava a presidência da Associação Internacional de Conselhos Econômicos e Sociais e Instituições Similares (AICESIS). O relatório consolida as principais contribuições dos 60 conselhos, de todos os continentes, que compõem a AICESIS. O objetivo do documento - tendo em conta a vocação da Associação Internacional para abordar questões que contemplam o conjunto dos povos e seu potencial para contribuir com um esforço mundial coordenado, na direção da busca de soluções para problemas, com respaldo das sociedades civis organizadas, é debater e gerar recomendações sobre o tema, tendo como foco a energia e suas relações com o desenvolvimento e o meio ambiente. A comissão relatora, composta por seis conselhos: Brasil, Itália, China, Argélia, o Comitê Econômico e Social Europeu (CESE) e a União dos Conselhos Econômicos e Sociais da África (UCESA) , alcançou consenso em torno da importância de cinco tópicos para a abordagem do tema e apresentação de recomendações ao debate mundial: i) sustentabilidade e prioridades do desenvolvimento; ii) questões de segurança alimentar e trabalho decente; iii) questão energética (produção, consumo, segurança energética e os caminhos para as energias renováveis); iv) transferência de tecnologia assegurando o acesso dos mais pobres a conhecimentos de ponta e a necessidade de novas regras internacionais que disciplinem a questão da propriedade intelectual; v) gestão e o monitoramento dos impactos e custos econômicos, sociais e ambientais dos modelos de desenvolvimento. Como eixo transversal, o relatório da AICESIS pactuou que a defesa intransigente da promoção da eqüidade inter e intra países e na economia global deve permear todos os debates e recomendações.

Ao longo das discussões realizadas em torno do relatório, chegamos a um consenso em torno da necessidade de se repensar: as relações econômicas e financeiras internacionais; o pensamento econômico dominante e os modelos de desenvolvimento dele decorrentes; a governança internacional; e a humanização da globalização, que se tornou uma questão essencial dentro de um mundo de mercados livres com especulação crescente e descontrolada na maioria deles.

A conjuntura aponta para uma perspectiva mais abrangente do debate, dado que na segunda metade da primeira década do Século XXI o mundo tem vivenciado uma sucessão de crises. Para além de uma crise mundial de alimentos e dos problemas decorrentes das oscilações nos preços do petróleo e commodities, estamos inseridos em uma crise global que compromete segmentos financeiros - bancos, bolsas de mercadoria e valores, agências de fomento e instituições similares - e economias reais em todos os continentes.

É possível afirmar que atualmente vivemos uma crise do modelo global de produção e consumo que se tornou insustentável e que se manifesta de várias formas, colocando em risco a segurança e soberania alimentar e nutricional dos povos. Este momento pelo qual o mundo passa, exige de todos nós uma profunda reflexão acerca das causas e dos impactos da crise econômica global e de alternativas para superá-la. Temos convicção de que a comunidade internacional precisa rever, com urgência, suas prioridades e perspectivas e isso passa pela rediscussão dos seus atuais modelos de produção e consumo.

Na última reunião do G-20, em novembro de 2008, em Washington, os chefes de governo presentes decidiram agir de forma coordenada e solidária para reverter o caos financeiro e evitar danos maiores para a economia mundial reconhecendo a gravidade do momento. Uma nova configuração do sistema econômico mundial parece estar sendo gerada neste momento. A AICESIS considera que todos os países devem ser convocados a participar do processo decisório uma vez que todos somos direta ou indiretamente afetados pelos impactos das turbulências internacionais - sociais, econômicas e ambientais.

Por fim, concluímos que é fundamental a participação da sociedade civil organizada em posição de liderança no debate sobre a viabilidade de construção dessa nova forma de Desenvolvimento com Eqüidade e Responsabilidade Ambiental, influenciando a consciência pública e os governos na proposição de soluções de vanguarda para os desafios, riscos e oportunidades que se apresentam no processo de geração desse modelo, que deve contemplar uma matriz energética mundial mais limpa como condição necessária para a inserção dos países menos desenvolvidos na economia global em um contexto de maior eqüidade na distribuição dos benefícios de um crescimento econômico mais equilibrado em seus múltiplos aspectos: social, econômico e ambiental.


Artur Henrique da Silva Santos é presidente da Central Única dos Trabalhadores e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República.

 
Copyright © 2007 - DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação sem autorização.
Revista Desafios do Desenvolvimento - SBS, Quadra 01, Edifício BNDES, sala 1515 - Brasília - DF - Fone: (61) 2026-5334