O Centro

O Centro

O Centro

O Centro de Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Sociedade do Ipea reúne pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento para estudar os impactos que a ciência e a tecnologia têm na economia, na sociedade e na qualidade de vida das pessoas, especialmente nas áreas de saúde, educação e sustentabilidade.

kelvin yup ML0Bdrx8Go0 unsplash 1156x435

 

Missão

Sabendo que a ciência e a tecnologia são fundamentais para o desenvolvimento, a missão do Centro é produzir e disseminar conhecimento sobre os impactos sociais e econômicos do avanço científico e das novas tecnologias, desenvolvendo políticas públicas capazes de amplificar seus efeitos positivos na vida das pessoas, com ênfase nas áreas da saúde, educação e sustentabilidade.

 

Questões relevantes

As pesquisas realizadas pelo Centro e por seus membros estão orientadas por algumas questões gerais, tais como:

  • Quais têm sido os impactos da ciência e das novas tecnologias sobre a sociedade, em especial sobre a educação e sobre a saúde das pessoas?
  • Como acelerar o processo de produção e difusão de novas tecnologias em saúde, educação e sustentabilidade, e quais são os obstáculos a serem superados para que elas possam ser mais amplamente aproveitadas pela sociedade?
  • Como as políticas públicas podem estimular (ou têm estimulado) a produção científica e o desenvolvimento de novas tecnologias que contribuam para a superação de problemas críticos dos países nas áreas de educação, saúde e sustentabilidade ambiental?
  • Quais tecnologias emergentes podem mudar, num futuro não muito distante, a forma como são diagnosticadas e tratadas as doenças e a forma pela qual educamos as pessoas e disseminamos informação?
  • Como as novas tecnologias estão modificando as qualificações para o trabalho e de que forma o sistema educacional pode responder a esses desafios?
  • Em que medida o progresso científico e tecnológico tem contribuído ou poderá contribuir no futuro para mitigar ou para aprofundar as desigualdades socioeconômicas e como as políticas públicas podem atuar para que os frutos do progresso técnico sejam mais amplamente distribuídos na sociedade?

 

Atividades 

Para cumprir sua missão, o Centro busca desenvolver uma série de atividades, inclusive em parceria com outras instituições, tais como:

Ícone que representa uma pessoa palestrando para uma plateia.

Realização de seminários e workshops de trabalho com pesquisadores do Ipea e pesquisadores convidados;

Ícone que representa uma pessoa falando em um púlpito à frente de um microfone.

Organização de simpósios sobre questões de pesquisa relevantes para o Centro;

Ícone que representa um globo terrestre com duas setas paralelas apontando em direções opostas, dando o sentido de troca.

Intercâmbio de pesquisadores com centros de referência no mundo que estejam pesquisando a relação entre ciência, tecnologia e sociedade;

Ícone que exibe uma folha de papel com o canto superior esquerdo dobrado. Há uma sombra abaixo da folha, dando a entender que a folha está sobre uma pilha de outras folhas.

Produção de artigos acadêmicos e publicação em periódicos;

Ícone que representa um livro.

Disseminação das suas atividades e dos resultados de suas pesquisas em boletins e no site do Centro;

Ícone que representa equipamentos de laboratório.

Realização de experimentos em políticas públicas para inovação, buscando novas formas de fomentar a produção de tecnologias de impacto social.