fernanda.denegri@ipea.gov.br
Pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), doutora em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com pesquisa de pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Também foi pesquisadora visitante na Universidade de Harvard, em 2017. Sempre se interessou por ciência, pelas novas tecnologias e seus efeitos sobre a economia, de um modo geral, e sobre a competitividade e a produtividade das empresas. No setor público, ocupou funções relacionadas com as políticas públicas para a produtividade e para a ciência e tecnologia: foi assessora econômica do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (2008) e chefe da Assessoria de Acompanhamento e Avaliação do Ministério da Ciência e Tecnologia (2010-2012). Foi também diretora (2012-2017) e diretora adjunta (2009-2010) do Ipea. É autora de diversos artigos e livros e recebeu o prêmio BNDES de economia por sua dissertação de mestrado sobre o desempenho comercial das empresas estrangeiras no Brasil. Em 2014, o livro que organizou no Ipea sobre produtividade no Brasil foi finalista do prêmio Jabuti de economia. Acredita no poder transformador do conhecimento e, no Centro de Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Sociedade, gostaria de entender se é possível e de que maneira acelerar a difusão de tecnologias que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas e a sua relação com o meio-ambiente.
graziela.zucoloto@ipea.gov.br
Pesquisadora, graduada pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) em Ribeirão Preto, mestre pela FEA/USP e doutora pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ). Suas pesquisas estão relacionadas a indicadores e políticas de inovação tecnológica, especialmente propriedade industrial e empresas transnacionais e, mais recentemente, tecnologias sociais e com impacto social. Além do Ipea, trabalhou na Diretoria de Política Industrial e Tecnológica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e no Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), atualmente Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Projetos atuais analisam como novas tecnologias, incluindo inovações sociais, podem solucionar desafios da sociedade, em especial para segmentos de menor renda.
pedro.miranda@ipea.gov.br
Economista, doutor (2014) em economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com mestrado (2003) e graduação (1999) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) desde 2004, onde realiza estudos com foco em política industrial e tecnológica. Atualmente está envolvido em um projeto sobre Inovação Socioambiental, cujo objetivo é o mapeamento do perfil dos investimentos realizados no Brasil. Sua agenda de trabalho engloba também temas associados à política comercial, como a análise da política tarifária e avaliações de impacto de acordos de livre comércio. Deu aulas na Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF), nas áreas de Microeconomia e Comércio Exterior.
priscila.koeller@ipea.gov.br
Doutora em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Analista de Planejamento e Orçamento do Ministério da Economia atua, desde o Mestrado, finalizado em 1997, na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI). Após passagens pela Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos do então Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, iniciou o Doutorado, realizado no período 2005-2009, onde participou do Globelics Academy (2006). Em 2009-2010, foi Assessora do Secretário Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia. Ainda em 2010, passou a compor a equipe do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), onde assumiu a Coordenação de Metodologia das Estatísticas de Empresas, Cadastros e Classificações (2013-2016). Desde 2016, passou a compor a equipe da Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação e Infraestrutura do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), atuando na avaliação de políticas de CTI e sendo responsável pelo acompanhamento e avaliação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 9 - Indústria, Inovação e Infraestrutura. No Centro de Ciência, Tecnologia e Sociedade participa do projeto de pesquisa “Inovação Socioambiental’ e tem como grande pergunta: a incorporação de inovações ambientais pelas empresas pode alavancar o crescimento/desenvolvimento econômico?
tulio.chiarini@ipea.gov.br
Economista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com mestrado em Economia (ênfase em Economia do Desenvolvimento) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Management, Innovazione e Ingegneria dei Servizi pela Scuola Superiore Sant’Anna (Itália), e doutorado em Ciências Econômicas (ênfase em Teoria Econômica) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Realizou estágio pós-doutoral no Istituto di Ricerche sulla Popolazione e le Politiche Sociali (IRPPS) do Consiglio Nazionale delle Ricerche (CNR), também na Itália. Foi professor da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e atuou no Instituto Nacional de Tecnologia (INT), chefiando sua Divisão de Estratégia (DIEST). Tem se dedicado às complexas relações entre desenvolvimento tecnológico e transformações socioeconômicas, com foco na economia e sociedade de plataformas e em como a “plataformização” vem alterando e criando mercados e setores.
carlos.mello@ipea.gov.br
Pesquisador visitante no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Professor Associado do Departamento de Informática Aplicada no Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Em 2013, doutorou-se em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ em cotutela com École Centrale Paris, com tese na área de Aprendizado Máquina. Desde 2017, atua como membro permanente do Programa Pós-graduação em Informática da UNIRIO, onde orienta teses de doutorado e dissertações de mestrado, bem como coordena e colabora em diferentes projetos de pesquisa. Seus interesses de investigação estão relacionados a Metodologias de Ciência de Dados Aplicada e Data Analytics para o Bem-estar social – especialmente no estudo de desenhos metodológicos de soluções data-driven para investigar problemas reais. É líder-investigador principal do DBEM - Grupo de Ciência de Dados para o Bem-estar social, cuja missão é democratizar a Ciência de Dados com o intuito de estimular iniciativas de soluções para desafios associados à promoção do bem-estar social e interesse público.
larissa.pereira@ipea.gov.br
Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com mestrado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Preocupa-se com o impacto promovido pelos avanços tecnológicos sobre as parcelas mais vulneráveis da sociedade e como estes podem ser usados para promover a inclusão econômica dessas camadas. Dentro dessa ótica, interessa-se por temas que relacionem desenvolvimento econômico, inovação e impacto social. Seu questionamento no CTS-Ipea é: Como os avanços tecnológicos podem ser usados para promover desenvolvimento socioeconômico, resultando em melhora na qualidade de vida das pessoas e na promoção de equidade social?
leonardo.szigethy@ipea.gov.br
Graduado em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e mestrando em Planejamento Energético e Ambiental (COPPE/UFRJ). Atualmente é assistente de pesquisa no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) no projeto “Novas Tecnologias e Infraestrutura”. Foi estagiário na Rede de Pesquisa em Arranjos e Sistemas Produtivos e Inovativos Locais (REDESIST) e no Ipea. Tem interesse nos avanços e contribuições da Ciência, Tecnologia e Inovação para a Sustentabilidade.
rodrigo.andrade@ipea.gov.br
Jornalista pela Universidade Anhembi Morumbi, com especialização em Divulgação Científica pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestrado e doutorado em História da Ciência pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Já escreveu para algumas das principais publicações científicas do mundo, entre elas as revistas Nature e The BMJ, além do portal SciDev.Net, onde atuou como correspondente na América Latina por quase uma década.
Economista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com mestrado e doutorado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi pesquisador no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), tecnologista e subsecretário no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Médica formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado e doutorado em Ciências Biológicas pela UFRJ, e doutorado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, também pela UFRJ. Foi pesquisadora visitante do CTS-Ipea entre outubro de 2018 e fevereiro de 2020.
Graduado em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero, com mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Tem experiência na cobertura jornalística das áreas de ciência, tecnologia, educação, saúde e meio ambiente, atuando em diversos veículos da mídia brasileira. Foi bolsista do CTS-Ipea entre julho de 2021 e janeiro de 2023.
Economista pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), com mestrado em Teoria Econômica pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Foi bolsista do CTS-Ipea entre janeiro de 2020 e janeiro de 2021.
Engenheiro Civil pela Universidade Nacional da Colômbia, em Medellín, com mestrado e doutorado em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos pela Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB). Foi professor nos cursos de Engenharia Civil e Ambiental na UnB e em outras instituições de ensino superior de Brasília. Foi bolsista do CTS-Ipea entre setembro de 2018 e setembro de 2019.
Economista pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com mestrado em economia pela UFPE e doutorado em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ-USP). Atuou em áreas diversas como Economia da Informação, Economia do Meio Ambiente e Economia Agrícola. Foi bolsista do CTS-Ipea entre julho de 2019 e outubro de 2020.
Jornalista com pós-graduação em Jornalismo Científico pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) e mestrado em Divulgação Científica e Cultural pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), ambos na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atua em comunicação e jornalismo com ênfase em temas de C&T, Meio Ambiente, Saúde e Educação. Foi diretor do Centro de Apoio Técnico-Científico do Instituto de Saúde da SES-SP, assessor da Comissão de Comunicação e Informação do Conselho Estadual de Saúde de São Paulo e assessor de comunicação da FAPESP. Foi bolsista do CTS-Ipea entre julho de 2018 e julho de 2021.
Sociólogo pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), com mestrado e doutorado em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem experiência na área de estratificação e desigualdades sociais e em métodos quantitativos para as ciências sociais. Foi bolsista do CTS-Ipea entre junho de 2019 e agosto de 2020.
© 2023 Direitos Reservados Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada