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O peso do emprego na conclusão do doutorado no Brasil

Cada ano em que o estudante está empregado está associado a 0,145 ano adicional necessário para a conclusão do doutorado, segundo estudo desenvolvido por pesquisadores do Ipea e da UFES.

Nos últimos anos, em um cenário de escassez de apoio financeiro, muitos estudantes de doutorado precisaram recorrer a outras fontes de renda para financiar seus estudos e sua subsistência. Os impactos desse fenômeno nas trajetórias desses indivíduos, porém, nunca foram devidamente avaliados, levando a uma escassez de pesquisas que possam embasar a formulação de políticas e regulamentações que considerem esses desafios.

Diante disso, os pesquisadores Daniel Dama e Colombo, especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental da Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais, de Inovação, Regulação e Infraestrutura do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e Robson Antonio Grassi, do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), investigaram se o emprego seria um preditor do tempo que esses estudantes levam para concluir o curso no Brasil.

Em estudo publicado na Revista Análise Econômica, eles argumentam, com base na teoria do capital humano, que atividades profissionais podem alterar os custos e benefícios encarados pelos estudantes, devido ao esforço adicional necessário para equilibrar suas atividades laborais com as exigências para permanecer e progredir na pós-graduação.

Com base nesse argumento, analisaram duas hipóteses: a de que há uma correlação positiva entre o emprego durante o doutorado e o tempo esperado para concluí-lo com sucesso; e a de que o emprego no setor público prediz um tempo de conclusão menor do que o emprego no setor privado. 

Tais associações foram testadas empiricamente com base em dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Relatório Anual de Informações Sociais (RAIS). Os resultados sugerem que, mantendo as demais variáveis constantes, cada ano do doutorado em que o estudante está empregado está associado a 0,145 ano adicional necessário para a conclusão do curso. O  emprego no setor público prediz um tempo maior de conclusão em comparação ao setor privado, mas a diferença entre os coeficientes estimados é pequena e não significante.

Segundo os autores, esses resultados fornecem informações relevantes para o desenho e melhoria  de programas de doutorado e sistemas de avaliação,a fim de reconhecer e levar em consideração o contexto no qual esses estudantes desenvolvem seus estudos e pesquisas.

O artigo “The relevance of employment for the time of completion of Ph.D. in Brazil” encontra-se disponível, em inglês, aqui.