Publicações

O que é Medicina de Precisão e como ela pode impactar o setor de saúde?

Estudo aponta que limites regulatórios e econômicos ainda representam os principais entraves para o avanço e uso da nova tecnologia no setor de saúde do Brasil

Medicina de precisão é a customização de tratamento médico com base na capacidade de classificar indivíduos em subpopulações que diferem na susceptibilidade a uma determinada doença ou na resposta a um tratamento específico.

O tema foi estudado no Centro de Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Sociedade do Ipea pelas pesquisadoras Fernanda De Negri e Daniela Uziel, que elencaram as tecnologias de medicina de precisão já existentes, discutindo sua eficácia, eficiência e impactos nos custos e nos sistemas de saúde de forma geral.

Essa nova percepção sobre diagnóstico e tratamento vem ganhando espaço, dado o envelhecimento da população e a consequente transição epidemiológica, com ganho de evidência para as doenças crônico-degenerativas.

No estudo, elas avaliam os desafios para a medicina personalizada e em que medida países como o Brasil podem atuar como usuários ou produtores das tecnologias nela envolvidas.

Publicado pelo Ipea como Texto para Discussão (TD), os benefícios individuais do uso dessas tecnologias e os desafios para seu uso coletivo, tendo em vista, principalmente, seus custos, podem ser lidos aqui.