Publicações

Covid-19 é tema de edição especial do Boletim Radar

Pesquisadores de diferentes áreas abordam efeitos da pandemia no Brasil e possíveis formas de enfrentamento

A edição 62 do Boletim Radar apresenta alguns dos trabalhos recentemente produzidos pelo Ipea sobre a pandemia de Covid-19, abordando possíveis ações que poderiam ser adotadas no Brasil para combater os efeitos sanitários, econômicos e sociais desta grave crise.

Nesta edição especial, o Boletim Radar trás cinco textos sobre o tema, sendo dois inéditos, duas versões adaptadas previamente publicadas e uma resenha com os principais resultados de duas notas técnicas sobre a pandemia.

Fernanda De Negri, Graziela Zucoloto, Pedro Miranda e Priscila Koeller abrem a edição com o texto “Ações governamentais para acelerar a pesquisa científica e a inovação frente à pandemia”. No artigo, os pesquisadores do Centro de Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Sociedade do Ipea mostram que o Brasil, a despeito da fragilidade de sua estrutura de pesquisa e da redução recente dos investimentos em C&T, ainda demonstra capacidade de contribuir com os esforços globais na busca por tratamentos e pela cura da Covid-19.

Há ainda os textos “Coordenação governamental na crise da Covid-19: breve proposta de ação”, com sugestões de arranjo institucional para melhorar o desempenho das ações do governo brasileiro neste momento de crise; “Emprego setorial e o enfrentamento à Covid-19”, que propõe um indicador para identificar atividades econômicas prioritárias para eventual apoio governamental diante da pandemia, e “Políticas de desenvolvimento produtivo, tecnológico e de inovação: a perspectiva da segurança nacional”, que discute como tais políticas públicas podem ser instrumentos de segurança nacional e estabilidade institucional.

Por fim, a edição traz a resenha “Evitando a pandemia da pobreza: possibilidades para o Programa Bolsa Família e para o Cadastro Único em Resposta à Covid-19 e Estimativas de público elegível e custos do benefício emergencial criado pelo PL no 9.236/2017”, que consolida as principais recomendações e análises de ações emergenciais para as populações mais vulneráveis.

A edição completa da edição 62 do Boletim Radar pode ser acessada aqui.