Notícias

Repositório reúne dados científicos de 75 mil pacientes de Covid-19

Parceria disponibiliza informações clínicas de 1,6 milhão de exames realizados em São Paulo para subsidiar pesquisas em todo o país

Samuel Antenor

Uma parceria entre a Fapesp, a USP, o Instituto Fleury e os hospitais Sírio-Libanês e Israelita Albert Einstein tornou disponíveis dados anonimizados de 75 mil pacientes, 6.500 dados de desfecho e cerca de 1,6 milhão de exames clínicos e laboratoriais realizados na capital paulista durante a pandemia do novo coronavírus.

Primeiro repositório do Brasil com informações demográficas, exames clínicos e laboratoriais de pacientes que fizeram testes para a Covid-19 em hospitais e laboratórios no Estado de São Paulo, epicentro da doença no país, o Covid-19 Data Sharing/BR pode ser utilizado por pesquisadores de universidades e instituições de pesquisa de todo o país, oferecendo acesso rápido a dados como gênero, ano de nascimento e região de residência do paciente, além de informações como recuperação ou óbitos.

Outras instituições de atendimento a pacientes poderão compartilhar suas informações no repositório, que faz parte da Rede de Repositórios de Dados Científicos do Estado de São Paulo, integrada ainda por Unicamp, Unesp, Unifesp, UFSCar, UFABC, ITA e Embrapa, com dados associados a pesquisas científicas desenvolvidas em todas as áreas de conhecimento em uma plataforma aberta e com acesso público.

A comunidade de pesquisa poderá baixar os dados e iniciar a programação técnica de ciência de dados para leitura, visualização e análise. Até o dia 24 de junho, os grupos de pesquisa interessados poderão enviar comentários e sugestões sobre os dados disponibilizados por meio do e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.. O conjunto inicial completo dos dados será publicado a partir do dia 1º de julho.