Data: 4 e 5 de outubro de 2011

As atividades serão realizadas nas instalações do Pavilhão de Aulas 3 da Universidade Federal da Bahia (Campus Ondina, Avenida Adhemar de Barros, Ondina).
Já a abertura da Conferência será em local diferente (Hotel Pestana - Salão Gregório de Matos, Rua Fonte do Boi, 216 - Rio Vermelho)

Horário: das 08h30 às 18h30

Desde seu surgimento, há 47 anos, o Ipea se dedica ao trabalho de pensar e pesquisar o Brasil. Mas não poderia fazê-lo sem a consciência de que um país de dimensão continental e 27 unidades federativas possui, também, variadas perspectivas e abordagens sobre o desenvolvimento. Nesse sentido, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e o Governo do Estado da Bahia, em parceria com a Universidade Federal da Bahia, vêm convidá-lo a participar da Conferência do Desenvolvimento (Code), em Salvador, nos dias 4 e 5 de outubro de 2011.

A Code – edição Bahia – será uma oportunidade ímpar para que gestores públicos, estudantes, pesquisadores, professores, legisladores e a sociedade em geral discutam e troquem ideias, em um único local, sobre as temáticas mais relevantes para o desenvolvimento do estado e do Brasil. Esse debate é fundamental no processo de conhecimento e reconhecimento de um país. No caso brasileiro, após anos de estagnação, esse objetivo se faz mais importante ainda.

Na Code-Bahia, o debate terá como norteadores os eixos do desenvolvimento estabelecidos pelo Ipea: inserção internacional soberana; macroeconomia para o desenvolvimento; fortalecimento do Estado, das instituições e da democracia; estrutura tecnoprodutiva integrada e regionalmente articulada; infraestrutura econômica, social e urbana; proteção social, garantia de direitos e geração de oportunidades; e sustentabilidade ambiental.

Em estandes, painéis, palestras e oficinas de trabalho, os participantes terão contato direto com autoridades e pensadores diretamente envolvidos na tarefa de planejar o desenvolvimento. As Codes estaduais dão sequência à bem-sucedida 1ª Conferência do Desenvolvimento, realizada em novembro de 2010, na Esplanada dos Ministérios (Brasília). Mais de 8 mil pessoas e 600 palestrantes/debatedores compareceram às atividades. Na ocasião, representantes das delegações estaduais propuseram que a Code fosse levada às unidades federativas, de forma a incentivar a discussão sobre o desenvolvimento do ponto de vista local. O Ipea aceitou o desafio.