Indicadores mensais do mercado de trabalho – junho de 2024

Por Maria Andreia Parente Lameiras e Marcos Hecksher

As estimativas próprias mensais apresentadas nesta Nota1 – feitas com base nos dados por trimestre móvel da PNAD Contínua – indicam que o mercado de trabalho brasileiro vem mantendo um ótimo desempenho, combinando contínuas expansões da população ocupada e dos rendimentos reais e seus efeitos positivos sobre a taxa de desocupação e a massa salarial. Em junho de 2024, a população ocupada no país somava aproximadamente 102,5 milhões de pessoas, avançando 3,4% na comparação com o mesmo período de 2023. Já em termos dessazonalizados, em junho, a PO atingiu o montante recorde de 102,7 milhões de trabalhadores, o que representa uma alta de 0,9% em relação ao observado em maio.

Nota-se, ainda, que essa aceleração da ocupação vem sendo acompanhada de um movimento similar, porém menos intenso, da força de trabalho, impedindo, assim, uma queda ainda mais significativa da taxa de desocupação. Por certo, na comparação interanual, a força de trabalho brasileira avançou 2,1%, passando de 107,7 milhões, em junho de 2023, para 109,9 milhões, em junho de 2024. Em relação a maio, registra-se um avanço de 0,6%. Ainda de acordo com os dados da PNAD Contínua, a taxa de participação no mercado de trabalho brasileiro chegou a 62,4% em junho de 2024, ou seja, 0,8 ponto percentual (p.p.) maior que a observada no mesmo período de 2023. Na comparação com maio, a taxa de participação dessazonalizada aumentou de 62,1% para 62,5%.

Acesse o texto completo

PNADC



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fale com o autor

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *