Inflação por faixa de renda – junho/2023

Por Maria Andreia Parente Lameiras

Em junho, o Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda mostra que, à exceção da classe de renda alta, todas as demais faixas apresentaram deflação, com destaque para o segmento de renda muito baixa, cujos preços dos bens e serviços consumidos recuaram, em média, 0,16% . Em contrapartida, as famílias de renda alta apresentaram uma taxa de inflação de 0,10%, impactada, sobretudo, pelos reajustes dos preços dos serviços relacionados à habitação.

No acumulado do ano, até junho, enquanto a classe de renda muito baixa aponta a menor taxa de inflação (2,48%), a faixa de renda média-alta registra a maior taxa (3,06%). Já no acumulado em doze meses, os dados mostram que a menor taxa apurada está na faixa de renda média- -baixa (2,96%), ao passo que a maior está na classe de renda alta (4,13%). Para as famílias com renda muito baixa, a alta da inflação nos últimos doze meses, encerrados em junho, é de 3,38%.

230714_tabela

230714_graficos

Acesse o texto completo

Dados indicador

 



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fale com o autor

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *