Mercados e preços agropecuários

Por Ana Cecília Kreter, José Ronaldo de C. Souza Júnior, Wellington Silva Teixeira e Nicole Rennó Castro

Esta Nota de Conjuntura traz o acompanhamento do balanço de oferta e demanda dos principais produtos agropecuários brasileiros referente à safra 2022-2023 e da dinâmica de preços domésticos e internacionais até março de 2023.

Do lado da oferta, o Brasil está iniciando 2023 com expectativa de recorde na produção de várias commodities e uma estimativa de crescimento de 11,6% do PIB do setor no ano. O cenário positivo não só tem contribuído para a manutenção do país como um dos principais players no mercado internacional, como também está abrindo novas janelas de oportunidade. No caso da soja, por exemplo, a quebra da safra argentina tem permitido ao Brasil ampliar a comercialização de derivados – farelo e óleo. Para o milho, a recuperação da produção tem atendido ao mercado doméstico e tem permitido ao Brasil ampliar os embarques para alguns parceiros comerciais, como os países asiáticos. Já o trigo, que antes liderava a pauta de importação, agora começa a colocar o país no ranking dos principais exportadores. Em relação aos preços desses produtos, em contrapartida, percebe-se um movimento de queda nos preços domésticos e internacionais.

Após o boom nos preços das commodities agrícolas no início de 2022, reflexo do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, o mercado voltou a se acalmar, e a expectativa é que não haja tendência de alta nos próximos meses. Medidas como as rotas de escoamento de safra no Mar Negro, ou simplesmente cenários de boa produtividade na lavoura, têm garantido a oferta e contribuído para que os preços não subam. Na contramão dessa tendência está a carne bovina, que deverá se manter valorizada no mercado internacional, tanto pela queda na oferta de concorrentes, como Argentina e Uruguai, quanto pela expectativa de alta do consumo chinês – principal destino da carne bovina brasileira –, após fim do último lockdown no país asiático.

230523_tabela_1

230523_grafico_2

Acesse o texto completo



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fale com o autor

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *