Projeção do valor adicionado do setor agropecuário para 2021 e 2022

Por Pedro Mendes Garcia, Fabio Servo e José Ronaldo de C. Souza Júnior

A Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas (Dimac) do Ipea revisou a estimativa para o valor adicionado (VA) do setor agropecuário de 2022 de crescimento 2,8% (como divulgado na Nota no 23 da Carta de Conjuntura no 53) para alta de 1,0%. O principal motivo para essa revisão é a nova estimativa do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de queda de 8,8% da produção de soja – o prognóstico anterior do LSPA era de alta. Apesar disso, há estimativas de crescimento substantivo em culturas como milho, cana-de-açúcar e café que devem mais do que compensar o desempenho negativo da principal lavoura da produção vegetal. A produção animal também deve contribuir positivamente com crescimento nas produções de bovinos, suínos e aves.

A respeito do resultado registrado para o ano de 2021, o atraso na colheita e efeitos climáticos adversos associados ao fenômeno “La Niña” impactaram o resultado de muitas culturas da produção vegetal, levando a um pequeno recuo do VA do setor agropecuário como um todo, após quatro anos de crescimentos sucessivos. Não obstante, a produção animal apresentou leve alta, com um ano muito positivo para as produções de suínos e aves, o que mais do que compensou o desempenho negativo da produção de bovinos.

Acesse o texto completo



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fale com o autor

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *