Por Leonardo M. de Carvalho
O Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) aponta um avanço de 0,1% na comparação entre agosto e julho de 2021, na série com ajuste sazonal. Com isso, o trimestre móvel terminado em agosto registrou uma alta de 4,4%. Nas comparações com os mesmos períodos de 2020, enquanto agosto apresentou uma expansão de 28,9%, o trimestre móvel cresceu 28,8%. No acumulado em doze meses, os investimentos apresentaram um crescimento de 19,6%.
Na comparação com o ajuste sazonal, o consumo aparente de máquinas e equipamentos – que corresponde à produção nacional destinada ao mercado interno acrescida às importações – apresentou um recuo de 0,2% em agosto, encerrando o trimestre móvel com uma queda de 9,9%. De acordo com os seus componentes, enquanto a produção nacional de máquinas e equipamentos caiu 0,7% em agosto, a importação cresceu 16,4% no mesmo período. No acumulado em doze meses, o investimento em máquinas e equipamentos registrou um aumento de 30,2%.
Os investimentos em construção civil, por sua vez, avançaram 0,3% na série dessazonalizada. Com esse resultado, que representou a sexta alta consecutiva na margem, o segmento registrou um crescimento de 12,8% no trimestre móvel.