Índice de Custo da Tecnologia da Informação (ICTI) – outubro de 2020

O Índice de Custo da Tecnologia da Informação (ICTI), calculado pelo Ipea, apresentou taxa de variação de 0,66% em outubro de 2020, situando-se 0,56 ponto percentual (p.p.) abaixo da taxa registrada no mês anterior. Na comparação com o mesmo mês de 2019, houve uma alta de 0,4 p.p.

Após a incorporação desse resultado, o ICTI acumula uma variação de 7,35% nos últimos doze meses, atingindo patamar superior ao registrado pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), mas inferior ao observado tanto no Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP), quanto no Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), como mostra a tabela 1.

210106_cc_50_tabela_1_icti_out20

Na desagregação entre os oito grupos de serviços que compõem o ICTI, observa-se que, no acumulado em doze meses, as maiores contribuições vieram dos segmentos demais despesas operacionais e material de consumo, cuja contribuição conjunta (5,3 p.p.) respondeu por aproximadamente 72% da variação total apresentada pelo índice no período.

210106_cc_50_tabela_2_icti_out20

Acesse aqui a planilha com a série histórica do indicador



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fale com o autor

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *