Indicador Ipea de FBCF – Agosto de 2020

O Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) aponta uma alta de 2,2% na comparação entre agosto e julho de 2020, na série com ajuste sazonal. Com isso, o trimestre móvel encerrado em agosto fechou com um crescimento de 12%, também na série dessazonalizada. Nas comparações com os mesmos períodos de 2019, enquanto agosto registrou uma queda de 2,2%, o trimestre móvel encerrou com uma retração de 3,9%. No acumulado em doze meses, os investimentos caíram 2,7%.

Na comparação com o ajuste sazonal, o consumo aparente de máquinas e equipamentos – cujo valor corresponde à sua produção nacional destinada ao mercado interno, acrescida às importações – apresentou uma alta de 1,2% em agosto (após avanço de 11,4% em julho), encerrando o trimestre móvel com uma expansão de 11,1%. De acordo com os seus componentes, enquanto a produção nacional de máquinas e equipamentos cresceu 1,3% em agosto (terceira alta consecutiva), a importação caiu 0,4% no mesmo período.

O indicador de construção civil, por sua vez, avançou 3,2% em agosto, na série dessazonalizada. O resultado sucedeu altas de 8,2% e 2,8% nos meses de julho e junho, respectivamente. Com isso, o segmento registrou um avanço de 16,6% no trimestre móvel.

Na comparação com o mesmo período do ano anterior, os resultados foram heterogêneos. Enquanto os segmentos máquinas e equipamentos e outros ativos fixos registraram quedas, o componente da construção apresentou crescimento de 7,3% sobre agosto de 2019. Na comparação trimestral, os resultados foram similares.

Tabela

Gráfico

Acesse a série histórica completa



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fale com o autor

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *