Inflação por faixa de renda – Julho/2020

Por Maria Andreia Parente Lameiras

Pelo segundo mês consecutivo, o Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda apontou, em julho, uma aceleração inflacionária na margem para todas as classes de renda pesquisadas (tabela 1).1 De modo semelhante, na desagregação pelos segmentos de renda, observa-se a manutenção do padrão evidenciado nos últimos meses, marcado por uma alta mais intensa para as famílias de menor poder aquisi- tivo (0,38%), relativamente às de renda mais alta (0,27%). Em julho, embora ainda se verifique alguma pressão vinda dos alimentos no domícilio, especialmente dos das carnes (3,7%) e de leites e derivados (3,8%), o grupo habitação se constituiu no principal foco inflacionário para as camadas mais pobres da população. Os re- ajustes de 2,6% da tarifa de energia elétrica e de 0,53% dos aluguéis, geraram uma contribuição de 0,19 ponto percentual (p.p.) para o grupo habitação, respondendo por 50% da variação total da inflação desse segmento de renda (tabela 2). Ainda que em menor escala, a alta do grupo transportes – repercutindo o aumento de 3,1% dos combustíveis e de 0,94% das tarifas de metrô – também ajuda a explicar o quadro inflacionário para a faixa de renda mais baixa.

Para a classe de renda mais alta, o peso dos combustíveis na sua cesta de consumo fez com que o impacto de 0,17 p.p. do grupo transporte explicasse quase 65% de toda a inflação registrada por esse segmento. Deve-se ressaltar, no entanto, que estsa contribuição originada pelos transportes sobre a inflação das famílias mais ricas foi, em parte, aliviada pela queda nos preços das passagens aéreas (-4,2%) e do transporte por aplicativo (-8,2%). Nota-se ainda que, em julho, o padrão de consumo diferenciado entre as famílias ajuda a explicar a discrepância entre as taxas de inflação para as faixas de renda extremas, dado que o comportamento dos itens que compõem o grupo despesas pessoais originou um impacto comple- tamente distinto entre as camadas da população. Enquanto as deflações dos itens empregada doméstica (-0,52%), clube (-1,46%) e hospedagem (-0,95%) geraram uma contribuição negativa de 0,06 p.p. para a inflação da faixa de renda mais alta, o reajuste de 1,3% nos preços dos cigarros propiciou uma contribuição positiva de 0,01 p.p. para o segmento de renda mais baixa.

Gráficos 1 e 2_jul20 Tabela 1 _jul20

Acesse o texto completo



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fale com o autor

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *