O Índice de Custo da Tecnologia da Informação (ICTI), calculado pelo Ipea, apresentou variação de 0,33% em junho de 2020, situando-se 0,7 ponto percentual (p.p.) acima da taxa registrada no mês anterior. Na comparação com junho de 2019, entretanto, o índice apontou um recuo de 0,23 p.p.
Após a incorporação desse resultado, nos últimos doze meses, o ICTI acumula alta de 5,36%, atingindo patamar superior ao registrado pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), porém abaixo tanto do Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP) quanto do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), ambos da Fundação Getulio Vargas (FGV), como mostra a tabela 1.
Na desagregação pelos oito grupos de serviços que compõem o ICTI, observa-se que, no acumulado em doze meses, os maiores impactos ao índice vieram dos segmentos pessoal e demais despesas operacionais, cuja contribuição conjunta de 3,69 p.p. respondeu por 69% da variação total apontada pelo indicador.