Economia agrícola

A previsão da Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas (Dimac) do Ipea para o PIB do setor agropecuário é de crescimento de 1,5% em 2020, considerando o prognóstico de safra do IBGE. Esta Carta de Conjuntura conta ainda com a primeira projeção do PIB agropecuário para 2021 (3,2%), calculada a partir do prognóstico de safra 2020-2021 da Conab.

A análise do comércio exterior da cadeia do agronegócio mostra que as exporta- ções brasileiras de janeiro a julho cresceram 11% (em valor) em comparação com o mesmo período do ano anterior. Carne suína, açúcar, soja e carne bovina foram os produtos de maior destaque. Quanto às importações brasileiras de produtos do agronegócio, os dez principais produtos de importação apresentaram queda de 9% diante de 2019. A queda foi puxada pelo salmão, pelo malte e pelo alho, com reduções de 35%, 15% e 13%, respectivamente, no valor importado.

Acesse o texto completo



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fale com o autor

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *