Inflação por faixa de renda – dezembro/2019

O Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda apontou, em dezembro, forte aceleração em todas as classes pesquisadas, destacando-se uma pressão inflacionária mais intensa para as famílias com menor poder aquisitivo (1,19%) relativamente à observada no segmento mais rico da população (0,99%). Na abertura por grupos, os dados mostram que o aumento de 4,69% nos preços dos alimentos no domicílio foi o principal responsável pelo incremento inflacionário das famílias mais pobres, ao passo que a alta de 1,54% dos transportes é apontada como o principal foco de pressão sobre a inflação da classe mais abastada.

Tabela 1

Com a incorporação do resultado de dezembro, a inflação encerrou 2019 acima do que foi registrado nos dois anos anteriores, independentemente da classe pesquisada. Deve-se pontuar ainda que, mantendo-se a trajetória dos últimos anos, a inflação das famílias de renda mais baixa vem se mantendo em patamar ligeiramente superior ao observado nas classes de maior poder aquisitivo. Em 2019, enquanto a inflação da classe mais pobre da população ficou em 4,4%, a alta registrada no estrato de renda mais alta foi de 4,2%.

Grafico 3

Veja texto completo sobre o resultado de novembro

Acesse a série histórica completa



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fale com o autor

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *