Índice de Custo da Tecnologia da Informação (ICTI) – novembro de 2018

Por Marco Antônio F. de H. Cavalcanti e Leonardo S. Vasconcelos

O Índice de Custo da Tecnologia da Informação (ICTI) calculado pelo Ipea apresentou variação de -0,01% no mês de novembro e ficou 0,50 ponto percentual (p.p.) abaixo da taxa de 0,51% registrada em outubro. Esse foi o segundo menor nível para um mês de novembro desde o início da série histórica em 2013.

Na ótica dos últimos doze meses, o ICTI apresentou um acumulado de 3,25%. Na comparação do acumulado de doze meses, o ICTI se situa abaixo dos demais índices, a saber: Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e índices da Fundação Getulio Vargas (FGV) – Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) e Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP) –, enquanto, no acumulado do ano, o indicador apresenta o menor aumento entre os índices analisados, como mostra a tabela 1.

ICTI e índices amplos de preços (novembro de 2018)

Entre os oito grupos de serviços que compõem o ICTI, demais despesas operacionais apresentou a maior variação no acumulado de doze meses até novembro de 2018, com incremento de 9,69%. Os demais grupos vieram com altas variando entre 0,90% e 7,46%, com exceção de comunicação, que teve diminuição de 0,20%, conforme pode ser observado na tabela 2. Os maiores impactos no ICTI ocorreram pelo grupo demais despesas operacionais, que foi responsável por 1,74 p.p. do índice, e serviços profissionais e outros, que impactou em 0,50 p.p.

ICTI e índices amplos de preços (novembro de 2018)

Acesse aqui a planilha com a série completa do ICTI



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fale com o autor

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *