Indicador Ipea de Consumo Aparente de Bens Industriais – setembro de 2018 Demanda interna por bens industriais recua 2,3%

Por Leonardo Mello de Carvalho

O Indicador Ipea Mensal de Consumo Aparente de Bens Industriais – definido como a produção industrial interna líquida das exportações acrescida das importações – registrou queda de 2,3% na comparação entre setembro e agosto de 2018, na série com ajuste sazonal. Apesar desse resultado, que sucedeu recuo de 0,7% no período anterior, o terceiro trimestre teve alta de 2,7% na margem. Entre os componentes do consumo aparente, enquanto a produção interna líquida de exportações caiu 1,3% na margem, as importações de bens industriais encolheram 4,3%.

Tabela-Indicador-Ipea-Consumo Aparente_set-18

Na comparação interanual, a demanda interna por bens industriais caiu 1,8%, interrompendo sequência de três altas.
O resultado de setembro foi similar ao desempenho apresentado pela produção industrial (queda de 2%), mensurada pela Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física (PIM-PF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, tomando por base a variação acumulada em doze meses, a demanda segue registrando ritmo de crescimento mais intenso (5,1%) que o apresentado pela produção industrial (2,7%).

Gráfico_Indicador Ipea CA_set-18

Em relação às grandes categorias econômicas, a queda registrada em setembro, na comparação com ajuste sazonal, foi bastante disseminada – como mostra o relatório completo do indicador.

Acesse aqui a planilha com a série histórica do indicador



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fale com o autor

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *