Indicador Ipea de Consumo Aparente de Bens Industriais – agosto de 2018 Demanda interna por bens industriais recua 0,6% em agosto

Por Leonardo Mello de Carvalho

O Indicador Ipea Mensal de Consumo Aparente de Bens Industriais – definido como a produção industrial interna líquida das exportações acrescida das importações – registrou queda de 0,6% na comparação entre agosto e julho de 2018, na série com ajuste sazonal. Apesar desse resultado, que sucedeu recuo de 0,5% no período anterior, o trimestre encerrado em agosto teve alta de 4,6% na margem.
Entre os componentes do consumo aparente, enquanto a produção interna líquida de exportações caiu 0,8% na margem, as importações de bens industriais cresceram 1,1%, conforme mostra a tabela 1.

181018_tabela01_consumo_aparente_agosto_2018

Na comparação interanual, a demanda interna por bens industriais cresceu 3,7%, terceiro avanço seguido após a queda de 3,5% ocorrida em maio. O resultado de agosto voltou a superar a alta da produção industrial (2%), mensurada pela Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física (PIM-PF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Tomando por base a variação acumulada em doze meses, a demanda segue registrando ritmo de crescimento mais intenso (5,5%) que o apresentado pela produção industrial (3,1%), como visto no gráfico 1.

181018_gradfico01_demanda_bens_industriais_agosto_2018

Acesse o texto completo

Acesse aqui a planilha completa com a série histórica até agosto de 2018



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fale com o autor

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *