Produção Industrial deve ficar praticamente estável em abril

Por Leonardo Mello de Carvalho

Previsão Ipea de produção industrial aponta recuo crescimento de 0,1% em abril frente ao mês anterior, na série dessazonalizada, para o resultado da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), do IBGE. Esse resultado deixa um carry-over próximo de zero para o segundo trimestre de 2018. Já na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a produção teria acelerado, ficando 7,3% acima do patamar de abril de 2017.

Em relação aos indicadores coincidentes da produção industrial, o resultado exibido na comparação entre abril e março, na série dessazonalizada, foi heterogêneo (ver tabela). De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a produção total de autoveículos avançou 5,3% na margem. Por sua vez, a Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex) indica que a importação de bens intermediários também cresceu, com alta de 6% na mesma base de comparação. Por outro lado, com base nos dados divulgados pela Associação Brasileira do Papelão Ondulado (ABPO), a venda de papel e papelão recuou 0,9% na margem, enquanto o indicador de confiança da indústria, calculado pelo IBRE, caiu 0,7% em relação ao mês de março.

Na comparação entre abril de 2018 e o mesmo período de 2017, o desempenho positivo foi novamente generalizado. Os destaques ficaram por conta da produção de veículos (40,4%) e da importação de bens intermediários. Além disso, o nível de estoques na indústria caiu  5,9% em relação a abril do ano passado.

Tabela-Indicador-Ipea-Produção Industrial-abr-18



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fale com o autor

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *